Geral

Luto de três dias e bandeira a meio mastro em homenagem ao Professor Bigode

Luto de três dias e bandeira a meio mastro em homenagem ao Professor Bigode
Por Gabriela Recco

Waldemar Durval da Silva, O Bigode, era de um entusiasmo contagiante, cheio de ideias e histórias, sempre destacando a cidade de Morro da Fumaça e o povo fumacense. Apaixonado pela pátria, fazia questão de desfilar todos os anos no dia 07 de setembro trajando a farda militar. Sem falar no seu traje de gala, um terno de listras preto e branco inconfundível.

Com uma máquina fotográfica sempre em mãos ele tinha um acervo histórico da cidade e do povo de Morro da Fumaça impressionante. Foi colunistas de jornais daqui e da região.

“Hoje, hoje, hoje” / “Pra cobra se dá veneno. Para quem pratica o bem, o agradecimento. Para quem pratica o mal, a lei do carrasco” / “Em baile de galinha, barata não entra”. Essas são apenas algumas das famosas frases ditas pelo ex-combatente em seu fusca por meio de um megafone.

Professor Bigode faleceu no fim da tarde de domingo. Seu velório acontece na Capela Mortuária em Morro da Fumaça e a missa de sepultamento será às 16h, desta segunda-feira.

O prefeito Agenor Coral decretou luto de três dias. Além do decreto de luto oficial, as bandeiras do Paço Municipal Prefeito Auzílio Frasson permanecerão em meio mastro.

Depoimentos:

Bisneta Daniela Gabriel Piva: “Pra nós o vô sempre foi uma pessoa bola pra frente. Alegria era com ele! Sempre teve suas opiniões muito forte em relação a tudo. Política e futebol eram os assuntos que ele mais adorava. Muito devoto a Madre Teresa de Jesus, todos os anos era feito a novena da madre em sua casa onde tem até a imagem dela. Era sempre grato a tudo que ele tinha. As palavras que posso dizer que ele deixará para mim são: fé em Deus, alegria, caridade e  gratidão”.

Prefeito Agenor Coral: “O Professor Bigode foi um grande homem que orgulhava Morro da Fumaça e sentia orgulho de ser da cidade. Sempre levando o nome do município para onde fosse. Deixa escrita uma história rica de lutas e vitórias, motivo de orgulho para nós e para as gerações futuras. Com certeza deixará o seu nome gravado para sempre e fará muita falta para Morro da Fumaça”.

Presidente da Câmara de Vereadores, vereador Tiago Minatto: “A vida do Bigode se confunde com a história de Morro da Fumaça. Uma pessoa que viveu intensamente e contribuiu com o desenvolvimento da cidade”.

Amigo Roque Salvan: “Uma personalidade que será sempre lembrada pelos morrofumacenses, o ex-combatente da II Guerra Mundial Sr. Valdemar Durval da Silva, O Bigode, que nasceu em 31 de maio de 1922, católico, folclórico, comunicador e um dos grandes articuladores políticos na emancipação política-administrativa de nossa cidade em 1961/1962”.

Amigo Tião Elias: “Bigode me ajudou para caramba. Fomos melhores amigos, uma amizade de mais de 40 anos. Para mim foi o segundo pai. Não tenho palavras, simplesmente a minha vida agora vai ser assim a vida que eu levei junto com o Bigode antes e depois. Vai fazer uma falta danada. Morro da Fumaça perdeu um grande homem, uma pessoa que ajudava as pessoas mais carentes. Esse foi o guerreiro Bigode”.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo