Colunistas

Lupa no Observatório Social, ano de eleição, Cermoful, Noi Coral, Bolsonaristas

Lupa no Observatório Social, ano de eleição, Cermoful, Noi Coral, Bolsonaristas

Nessa semana o Observatório Social de Morro da Fumaça apresentou uma série de dados referentes às contas do Poder Executivo. Aquilo que nas últimas colunas eu escrevi que aparenta ter trabalho apenas sobre os cinco por cento do orçamento (Legislativo) e não sobre o restante.

Lembro que a referência feita aqui é que via de regra é isso que ocorre. Há de se registrar que hoje Morro da Fumaça é o único “OS” com tanta cobertura de dados sobre estas contas. Vale registrar que este tipo de resposta mostra atenção dos órgãos. Quando tem resposta rápida como esta é porque o trabalho já vem sendo feito. Recomendo a outros “OS” que voltem suas atenções ao de Morro da Fumaça.

E tem ainda…

Falando em Observatório Social, o presidente Glauber Recco rechaçou dias atrás a possibilidade de concorrer a eleição proporcional neste ano. Por sua atuação na sociedade, ele teria sido lembrado para buscar uma vaga na Câmara de Vereadores. Sem chance!

Dos bastidores

Na reestruturação do MDB visando a eleição deste ano, a gestão da Cermoful é colocada como trunfo pelos emedebistas. Mas, talvez, a disputa municipal passe longe do interesse do atual Conselho de Administração da cooperativa. De formação eclética, o foco seria apenas a eleição da própria Cermoful, no início de 2021.

Faz sentido

Esse raciocínio faz sentido. A aprovação da administração do prefeito Noi Coral (PP) é próxima a 80 por cento, segundo pesquisas recentes. O MDB, até o momento não tem candidato posto. Seria estratégico não “duelar” na eleição municipal, tendo em vista o envolvimento que o atual prefeito poderia ter na eleição da cooperativa se reeleito? A conferir.

Isso é do mapa

A eleição da Cermoful também passa pela disputa em Criciúma e Içara, que tem parte dos territórios atendidos pela cooperativa de Morro da Fumaça. Na disputa em 2017, por exemplo, a atual chapa que comanda a Cermoful teve ampla vitória no colégio eleitoral em Içara, com apoio do prefeito Murialdo Gastaldon. Esses votos foram decisivos, já que a diferença foi de apenas 21 votos.

PL para os bolsonaristas

Não percebo em Morro da Fumaça, como há na maioria dos outros municípios, bolsonaristas indo para a eleição. E os que irão devem ter como “sigla de aluguel” o PL. Aliás, nesta quinta-feira o senador Jorginho Mello estará em Criciúma para uma reunião regional do partido dizendo isso e escancarando portas e estendendo tapete para estes bolsonaristas. Em Morro da Fumaça a coordenação regional considera que há um “vácuo”. Isso tem a ver, porque se especula que o vereador Alison Félix Bertan é cogitado fora da sigla.

Regionalização

Nesta semana apareceu mais um filhote de jacaré. Na verdade, foram dois, um em Morro da Fumaça e o outro em Criciúma. Está andando em ritmo acelerado nas autoridades ambientais estaduais e federais uma investigação sobre o assunto. Chamo atenção ao assunto porque em Morro da Fumaça já houve uma inspeção num criadouro e naquela ocasião não teria sido encontrada irregularidade.

A questão é que agora eles começaram a aparecer em zona urbana. Isso pode “enfurecer” a fiscalização. Há de se registrar que estas criações são bem mais comuns do que se imagina. E na região toda. Portanto, se pegar em Morro da Fumaça, vai aparecer mais criadouros por aí.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo