Educação

Luciane Bisognin Ceretta é reeleita com a maior votação da história da Unesc

Luciane Bisognin Ceretta é reeleita com a maior votação da história da Unesc
ASSESSORA DE IMPRENSA UNESC

Estudantes, professores e técnicos administrativos foram às urnas de forma presencial e online nesta quinta-feira.

Com uma votação recorde, a professora doutora Luciane Bisognin Ceretta e o professor doutor Daniel Preve, serão reconduzidos aos cargos de reitora e vice-reitor da Unesc para os próximos quatro anos. A Chapa 1 – “A Unesc que supera e se reinventa”, foi eleita com 97% dos votos válidos, o que significa 8.786 votos, um número histórico na Universidade. A eleição mobilizou 9.065 votantes dos 11.740 eleitores aptos e foi marcada pelo uso da tecnologia para contemplar alunos, professores e colaboradores em um momento de pandemia.

A Unesc é a única universidade de Santa Catarina que possibilita voto universal, direto e secreto para a Reitoria. As eleições em 2021 superaram as de 2017 em número de participantes. Na época, Luciane e Preve receberam 6.544 votos, tendo a eleição mobilizado 7.222 votantes.

A votação ocorreu das 8 às 22 horas desta quinta-feira (10/6), e foi, pela primeira vez, realizada de maneira híbrida. Seguindo os protocolos de biossegurança, a comunidade acadêmica pode optar pelo voto de maneira presencial, em uma das 13 urnas no campus, no Parque Científico e Tecnológico (Iparque) e Hospital São José, ou pelo voto online, por meio de um sistema específico para o processo eleitoral. O uso de dispositivos móveis ou computadores para acessar a votação online foi a escolha de 95% dos eleitores.

A coordenadora da campanha da Chapa 1, Indianara Reynaud Toreti, ressalta que o processo eleitoral foi marcado pelo engajamento de toda a comunidade acadêmica, que se mostrou comprometida com a universidade. “Foi um processo lindo, reflexo de um trabalho coletivo, de muito amor e comprometimento pela Unesc. Foi um período de uma intensa discussão do projeto de uma universidade comunitária, de como a comunidade acadêmica enxerga a Universidade hoje e como projeta a Unesc para o futuro”.

A posse dos eleitos ocorrerá em 30 de junho de 2021. Antecederam a professora no cargo máximo da gestão universitária os professores Gildo Volpato, Edson Rodrigues e Antônio Milioli Filho (in memoriam).

Resultado surpreendente e que legitima o projeto

Para Luciane, o resultado das eleições surpreendeu, especialmente em função do momento pandêmico vivenciado. Aliás, para ela, o maior desafio dos quatro anos de gestão foi o enfrentamento da pandemia e a reinvenção necessária para que a universidade atravessasse o período fortalecida e cuidando das pessoas. “Um resultado surpreendente, não imaginado. Agradeço a comunidade acadêmica que reconheceu o trabalho de uma equipe fantástica. Esse resultado é das pessoas desta universidade e desta cidade. A democracia se fez presente neste processo eleitoral. Foram quatro anos de intenso trabalho, muita dedicação e grande compromisso cotidiano. O resultado reflete esse movimento de superação e ressignificação”, afirma.

A reitora expressou gratidão a todos que estiveram juntos na caminhada da gestão e aos gestores que os antecederam e possibilitaram que fosse dado continuidade ao trabalho iniciado há quase 53 anos. “Agora o sentimento que me acompanha é de um grande compromisso com a comunidade acadêmica e com a comunidade externa. Este é um momento que referenda a democracia que todos defendemos e que também é uma marca da nossa universidade comunitária. Ela é um espaço de ideias, de diferenças e de projetos de convergência”, afirma a reitora reeleita. “Esse resultado é de cada estudante, técnico administrativo e professor que coloca aqui seus melhores dias e seus projetos de vida e felicidade e que em tempos tão desafiadores como os que vivemos, soube superar, se reinventar e se unir em prol do fortalecimento de uma grande universidade. Este é um momento que certifica uma trajetória e que desenha um futuro que tem o compromisso com a sustentabilidade da instituição”, reforça.

Para Preve, o resultado legitima o projeto já desenvolvido e credencia a gestão a dar continuidade ao trabalho, baseado no diálogo constante da Reitoria com as comunidades interna e externa e em uma gestão comprometida e transparente. “O sentimento é de gratidão pelo reconhecimento do trabalho realizado ao longo de quatro anos e pela parceria que tivemos de alunos, professores e funcionários para que conseguíssemos fazer a universidade cada vez mais forte”, afirma

Luciane Bisognin Ceretta é reeleita com a maior votação da história da Unesc

Confira o podcast da eleição para a Reitoria da Unesc

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo