Geral

LEO Clube realiza evento de liderança para jovens

LEO Clube realiza evento de liderança para jovens
Gabriela Recco

O LEO Clube de Morro da Fumaça recebeu na tarde deste sábado (2), em torno de 60 jovens de sete cidades da região para um evento de liderança. O encontro aconteceu no Centro Pastoral da Igreja Matriz São Roque.

De acordo com a presidente da entidade e coordenadora do Distrito LEO LD9, a fumacense Camila Bueno, o evento é chamado “Sucessão” onde as diretorias dos clubes são estimuladas a planejar suas atividades. “As atividades foram um ciclo de sucessão divididas em cinco etapas. Cada etapa teve um objetivo, desde aprender com o trabalho dos seus antecessores, reconhecer seus pontos fortes e fracos, planejar as ações e trabalhar em conjunto com os clubes das outras cidades”, explica Camila.

O que é o LEO Clube?

A instituição Liderança, Experiência, Oportunidade chamada de LEO Clube é como a própria sigla sugere, o intuito de desenvolver jovens líderes.  Atualmente, mais de 160 mil jovens de 150 países fazem parte desse movimento. No Brasil são cerca de treze mil jovens e por conta da grande extensão territorial, foi dividido em partes denominadas de Distritos.

O LEO Clube de Morro da Fumaça foi fundado em 2009 e desde então, se mantem ativo e atuante. “Morro da Fumaça faz parte do Distrito LEO LD9 juntamente com outros dez municípios: dois em Criciúma, Urussanga, Cocal do Sul, Orleans, São Ludgero, Braço do Norte, Grão Para, Rio Fortuna e Siderópolis”, explica Camila.

Espírito de liderança

A principal forma de desenvolvimento de liderança utilizada é assumindo cargos dentro do movimento, destaca Camila. “O LEO realiza muitas ações sociais, permitindo que os jovens exerçam sua liderança e sejam protagonistas sociais. Olhando a trajetória de pessoas que galgaram muitos cargos no LEO e que desenvolveram sua liderança, fica evidente o impacto positivo desse movimento na vida das pessoas”, enfatiza a jovem.

Camila reforça o convite aos jovens, entre 12 a 31 anos do município, para participar do LEO Clube. “Às vezes convidamos alguns jovens a participar, mas os pais não deixam, isso me deixa com coração partido. Se esses pais soubessem como esse movimento muda a vida das pessoas, falo por experiência própria. Hoje eu sou a única que permanece desde a fundação”, conta.

“Morro da Fumaça é referência na realização de eventos e o sentimento é de missão cumprida após este meu último evento organizado enquanto Presidente do LEO Clube de Morro da Fumaça e Coordenadora do Distrito LEO LD9. Receber nossos companheiros, como nós chamamos, em nossa casa é sempre um prazer”, coloca. “Nossa gratidão também ao casal Fabricio e Marina, do Lions Clube Novos Horizontes que sempre nos apoiaram”, completa.

“É difícil explicar em palavras o que é o LEO, é preciso viver LEO”, finaliza Camila. Na semana que Camila estará em Orleans onde Companheiros LEO dos três estados (RS, PR, SC) estarão reunidos para iniciar o novo ano de trabalho.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo