Saúde

Lei de conscientização sobre fibrose cística foi aprovada na Câmara de Morro da Fumaça

Lei de conscientização sobre fibrose cística foi aprovada na Câmara de Morro da Fumaça
Samuel Morgenroth Woyciekowski / CMMF

Através da iniciativa poderão ser realizados eventos no município para tratar sobre a conscientização da doença considerada rara, mas que afeta pessoas da região.

Os vereadores de Morro da Fumaça aprovaram no Legislativo fumacense Projeto de Lei que institui o “Dia Municipal de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística”. A lei é de autoria do vereador Luciano Formentin Pereira (PL) e já se encontra em vigência no município com a Lei nº 2.230/2022, de 06 de abril de 2022.

A fibrose cística é uma doença rara, crônica, de caráter progressivo provocada por mutação genética dos canais de cloro presentes nas células epiteliais secretoras de muco de diversos órgãos. Entre os mais afetados estão o sistema respiratório e o sistema digestivo, mas com o avançar da doença pode haver comprometimento de outras partes do corpo.

O “Dia de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística” deverá ser comemorado dia 5 de setembro e tem como objetivo conscientizar a população, por meio de campanhas publicitárias, institucionais, seminários, em especial os gestores e os profissionais da área de saúde, sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da fibrose cística ou mucoviscidose, e divulgar a acessibilidade, nos serviços públicos de saúde, aos medicamentos indicados para o tratamento.

Setembro é considerado o mês de conscientização mundial sobre a fibrose cística. Durante este período, associações, institutos de tratamento, voluntários e centros de saúde comemoram os avanços obtidos na divulgação e no tratamento da fibrose cística e alertam para a importância de conhecer os sintomas dessa doença rara para um diagnóstico precoce.

“Apesar de ser uma doença rara, nós temos dois casos em Morro da Fumaça. Acredito que o conhecimento sobre a doença, para que haja um diagnóstico precoce é fundamental para que os pacientes tenham uma melhor qualidade de vida. Além disso, com a data no calendário oficial, poderão ser organizados eventos a nível regional e até estadual”, comenta o vereador Luciano.

Erik Seolin é morador de Morro da Fumaça e foi diagnosticado com a doença, ele é um dos membros da Associação Catarinense de Assistência ao Mucoviscidótico (Acam) que presta apoio aos pacientes em Santa Catarina. Atualmente em Morro da Fumaça há duas pessoas diagnosticadas. ”Essa lei é muito importante por ser uma doença rara que requer tratamento contínuo, com várias medicações diárias, fisioterapia respiratória contínua, entre outras ações que ajudam a aumentar a expectativa e qualidade de vida. Gratidão a todos os vereadores, em especial ao autor do projeto Luciano Formentin”, comentou Seolin que acompanhou a Sessão Ordinária em que o projeto foi lido.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo