Geral

Laticínio de Morro da Fumaça recebe Selo de Inspeção Municipal

Laticínio de Morro da Fumaça recebe Selo de Inspeção Municipal
MARCIANO BORTOLIN / PMMF

SIM garante que alimentos produzidos pelo estabelecimento estão dentro dos padrões técnicos estabelecidos pela legislação.

Um sonho que se tornou realidade para a família de Jair Cizeski, em Morro da Fumaça. Proprietário do Laticínio Da Fazenda, ele recebeu o Selo de Inspeção Municipal (SIM), e agora pode comercializar os queijos que fabrica na comunidade de Linha Torrens.

O trabalho é desempenhado por ele, a esposa, as filhas e o genro. “É preciso o SIM para vender para todo o município. Assim não ficamos limitados e temos a liberdade. A partir de agora, trabalhamos com a garantia de venda e de qualidade do produto”, comenta Jair.

Ele revela que a intenção é comercializar em feiras, para a merenda escolar e direto aos compradores que irão ao laticínio. Além disso, já faz planos para o futuro. “No momento, trabalharemos somente com o queijo, mas a intenção é também produzir bebida láctea, doces e outros derivado do leite”, afirma.

Morro da Fumaça possui diversos produtores rurais que contribuem com a cidade, inclusive com a comercialização na feira, que ocorre todas as semanas, e para a merenda escolar. “Esta valorização dos fabricantes é muito importante. Parabéns à família Cizeski pela dedicação e por colocar um produto de qualidade no mercado. O nosso agradecimento à toda equipe do Departamento de Agricultura e à Epagri que não mediram esforço para chegarmos a este momento”, ressalta o prefeito Noi Coral.

Laticínio de Morro da Fumaça recebe Selo de Inspeção Municipal

A caminhada

O processo para chegar a este momento teve início no fim de 2020, quando os agricultores entraram em contato com o Departamento de Agricultura de Morro da Fumaça, após encaminhamento da Epagri.

Um ano após apresentarem o projeto para as entidades, o sonho se concretizou. “Durante esse período, o Serviço de Inspeção Municipal acompanhou desde a avaliação do terreno, até a escolha dos equipamentos e insumos para a produção. No dia 22 de novembro, a fábrica de laticínios iniciou a produção de queijos, processo que dura em torno de dez dias, dependendo do produto”, cita a médica veterinária, Mariana Feltrin Canever.

A profissional lembra ainda que para garantir a qualidade e inocuidade do produto, vários testes são realizados tanto na matéria-prima como no produto pronto e na água de abastecimento. Tudo isso é feito com a finalidade de salvaguardar a saúde do consumidor”, completa.

Laticínio de Morro da Fumaça recebe Selo de Inspeção Municipal

Legislação Municipal

O estabelecimento, desde o início do processo, segue a Legislação Municipal, especialmente o Decreto nº 126, de 19 de setembro de 2019, que regulamenta a Lei nº 1.922, de 17 de abril de 2019, que instituiu o Serviço de Inspeção Industrial e Sanitária dos produtos de origem animal. “Os produtores rurais estão preocupados com a saúde do consumidor e isso se reflete, é claro, na qualidade dos produtos. É importante que as pessoas conheçam os produtos que consomem, por isso é fundamental a aquisição de alimentos com selos de inspeção”, como é o caso do Laticínio da Fazenda”, enfatiza o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo.

O empreendimento familiar em questão, inclusive, é o primeiro laticínio de Morro da Fumaça a receber o SIM. “Agradecemos pela paciência da família porque não é fácil. Acompanhamos todo processo, a médica veterinária trabalhou em horários estendidos para deixar tudo pronto. Desejamos muito sucesso e, no que precisar do Departamento de Agricultura, nós estamos à disposição”, expõe a Diretoria de Serviços Rurais, Patrícia Coral.

Estrutura de apoio

Morro da Fumaça possui uma grande estrutura de apoio aos homens do campo, composta pelo Departamento de Agricultura, Epagri e Cidasc. “Uma coisa que chama atenção é este brilho no olho, este sorriso da família. Tudo tem o seu tempo e o seu propósito. Neste momento, a família consegue inaugurar uma unidade tão bonita e caprichada que contou com o auxílio de muitas mãos.  Há todo um apoio da prefeitura e outros órgãos para chegar a este momento e ter o Selo de Inspeção Municipal. Quando tem este suporte e uma família envolvida, dá muita alegria para a gente. Contem com esta estrutura de apoio do Município, Epagri, Cidasc, porque não é em todo lugar que tem isso. Boas notícias como esta precisam ser divulgadas”, enfatiza o gerente regional da Epagri, Edson Borba.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo