Política

Dr. Juninho: “Vamos tirar Morro da Fumaça do último lugar em empregos na região”

Dr. Juninho: “Vamos tirar Morro da Fumaça do último lugar em empregos na região”
ASSESSORIA CANDIDATO MDB

Candidato assinou compromisso com setor produtivo em reunião com palestra do prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon.

Convidado pelo candidato a prefeito de Morro da Fumaça, Dr. Juninho (MDB), em evento com representantes do setor produtivo fumacense, o prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon (MDB), apontou o diálogo constante como forma de reerguer a economia do município. Entre janeiro de 2017 e setembro de 2020, período de mandato dos atuais prefeitos, Morro da Fumaça assumiu o último lugar entre os municípios da Região Carbonífera no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), ranking este liderado por Içara.

Dr. Juninho e Toninho, que assinaram uma carta de compromisso com pautas para a indústria, comércio e serviço, afirmaram que ouvir os representantes de setores e entidades é a primeira missão assim que assumirem o município.

“Vamos tirar Morro da Fumaça do último lugar em empregos na região. Nós vamos reagir com muita força, ouvindo e trabalhando junto com o setor produtivo, seguindo os passos de quem mostrou os resultados positivos, como o prefeito de Içara, o prefeito Clésio Salvaro de Criciúma, os vários prefeitos com resultados positivos que nós procuramos para conversar, para reverter esses números”, disse Dr. Juninho, em evento na noite de segunda-feira (9).

“Nós precisamos refletir sobre o motivo que faz alguns municípios ficarem acima da média, outros na média e outros abaixo da média, considerando que as condições econômicas de inflação, taxa de juros, variação cambial, por exemplo, serem as mesmas para todos”, questionou Murialdo. Logo em seguida, o prefeito de Içara explicou. “Não adianta o prefeito dizer que vai do jeito que ele quiser porque é ele quem sabe, não sabe de nada. Quando a gente não sabe das coisas e admite, tudo bem, mas, quando a gente pensa que sabe, é um caos”, lamentou.

Hoje, Morro da Fumaça ocupa o 84º lugar na economia de Santa Catarina, representando 0,23% do PIB (Produto Interno Bruto) catarinense. Os índices estão em queda. Morro da Fumaça já ocupou o 59º lugar na economia catarinense.

Estratégias para o crescimento de Içara

Murialdo revelou as estratégias aplicadas para o desenvolvimento de Içara nos últimos quatro anos. Entre elas, estímulo à concorrência supermercadista, com a atração de três grandes redes de atacado, redução no preço da energia elétrica, em ação conjunta com a cooperativa, e busca da instalação de empresas que gerem impactos na cadeia produtiva de toda a cidade.

“Nós não demos um terreno para nenhuma empresa. Da porteira para dentro é com o empresário. Mas, da porteira para fora é com a gente. Temos o Ideb mais alto da região, oferecendo escola pública de qualidade. Temos uma rede completa de saúde. Não precisando gastar com escola e com exames, consultas, sobra mais dinheiro para as famílias gastarem na economia da cidade. Com emprego e salário, a cidade não descamba para a violência”, explicou.

Outra orientação foi agilizar a abertura de empresas. “Em, no máximo, 48 horas, o empreendedor sai da prefeitura com o alvará para começar a trabalhar. Os outros documentos necessários, o empresário vai assinando declarações e tem seis meses para apresentar os comprovantes. Nós acreditamos na palavra dele, enquanto isso ele já está faturando”, disse. Com isso, o número de empresas no município subiu de 1.500 para 4.500.

Cadastro Geral de Empregados e Desempregados

Içara: 2.342
Criciúma: 2.134
Siderópolis: 1.350
Urussanga: 731
Orleans: 705
Forquilhinha: 699
Nova Veneza: 350
Lauro Müller: 294
Cocal do Sul: 235
Balneário Rincão: 43
Treviso : -85
Morro da Fumaça: -184

Desde o início do período eleitoral e até a eleição, cada coligação tem direito a uma matéria por dia para publicação sobre a campanha, encontros e outras atividades. O material deve ser encaminhado pela assessoria de cada candidato.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo