Geral

Inverno e energia elétrica: cuidados para economizar e consumir com segurança

Inverno e energia elétrica: cuidados para economizar e consumir com segurança
GIOVANA PEDROSO / FECOERUSC

Cooperativas filiadas à Federação das Cooperativas de Energia de Santa Catarina, a Fecoerusc, compartilham dicas com associados e consumidores.

O inverno inicia oficialmente nesta terça-feira, 21 de junho, mas o frio já vem dando as caras há mais de um mês em Santa Catarina.  As projeções indicam que a estação mais fria será mais extensa, sinônimo de maior uso de equipamentos como aquecedores, chuveiros elétricos e aparelhos de ar condicionado no modo aquecer.

Por essa razão, a Federação das Cooperativas de Energia de Santa Catarina, a Fecoerusc, por meio de duas das suas 21 filiadas, preparou dicas para os associados e consumidores utilizarem a energia elétrica com mais economia e segurança.

Aquecedor ou ar condicionado no modo aquecer: economia

O supervisor técnico da Cooperativa Regional Sul de Eletrificação Rural, a Coorsel, Mateus May, esclarece que quanto maior a potência elétrica de um equipamento, maior o consumo de energia. “Neste ponto os aquecedores portáteis são mais econômicos. A sua potência fica em torno de 500 a 1.500 watts, enquanto os aparelhos de ar condicionado geralmente têm potência aproximada de 2.000 watts. Sem contar o investimento. O custo de um aquecedor portátil é bem inferior ao de um ar condicionado com as opções quente e frio”, destaca May, que alerta ainda para a usabilidade, pois os aquecedores portáteis são funcionais apenas para ambientes pequenos.

O supervisor técnico da Coorsel aponta ainda um erro bastante cometido no uso dos aparelhos de ar condicionado. “Além de manter o ambiente fechado, para economizar, é fundamental que a temperatura seja corretamente dimensionada. De nada adianta colocar a temperatura em 32 graus, se fora do ambiente climatizado estiver 9 graus. O aparelho nunca chegará a 32 e consumirá mais energia. O ideal é manter sempre entre 22 e 24 graus”, aponta Mateus May.

Aquecedor ou ar condicionado no modo aquecer: segurança

De acordo com o profissional, os aparelhos de ar condicionado são, de modo geral, mais seguros. “Geralmente eles são instalados por profissionais capacitados, que dimensionaram o circuito da empresa ou residência. Já os aquecedores portáteis são comprados e colocados na tomada pelo consumidor, que não dimensiona se o circuito da casa está preparado para aquela potência”, explica ele que aponta para a importância de se observar a condição das fiações mais antigas.

Os campeões de consumo

Já Gleycon João Correia, engenheiro eletricista e responsável pelo departamento técnico da Cooperativa de Eletricidade de Paulo Lopes, a Cerpalo, alerta sobre os campeões do consumo de energia nesta época. “O chuveiro é o principal e a torneira elétrica vem logo em seguida, pois ela é praticamente um mini chuveiro. Máquinas de secar também consomem bastante, o ideal é usar em último caso, ou seja, tentar secar as roupas no vento e ao sol”, finaliza Correia.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo