Educação

Internet das coisas: tecnologia cada vez mais acessada está entre os aprendizados do curso de Ciência da Computação da Unesc

Internet das coisas: tecnologia cada vez mais acessada está entre os aprendizados do curso de Ciência da Computação da Unesc
ASSESSORIA UNESC

Contato com a nova realidade já faz parte dos ensinamentos nas primeiras fases do curso.

Se o mundo está cada vez mais virtual e as tecnologias avançam a cada dia em direção a soluções que até então eram inimagináveis, é preciso formar excelentes profissionais para acompanhar tudo isso. Pensando nisso, o curso de Ciência da Computação da Unesc prepara seus acadêmicos já desde as primeiras fases para a realidade que se apresenta, como, por exemplo, conhecendo os ensinamentos iniciais sobre a chamada Internet das Coisas.

O termo que se torna cada vez mais popular é utilizado para descrever a tecnologia que conecta itens utilizados no dia a dia das pessoas à rede mundial de computadores. Com ela, já é possível automatizar equipamentos e facilitar a rotina dentro de casa ou nos ambientes de trabalho. As facilidades possíveis com a tecnologia já são infinitas e vão desde a automação de cortinas e luzes, equipamentos de ar condicionado, lavadoras, aparelhos de som ou demais eletrodomésticos, por exemplo, até itens como fechaduras e alarmes conectados. Tudo com segurança e comodidade.

De acordo com a coordenadora do curso da Unesc, Ana Cláudia Garcia Barbosa, a atual grade de disciplinas da graduação oferece desde a primeira fase o contato com práticas que colocam o estudante em contato com elementos técnicos que embasarão seu aprendizado ao longo de todo o curso. “Isso chama a atenção do acadêmico logo no início, quando ainda está dando seus primeiros passos como universitário. Dessa forma ele pode desde este momento ter o interesse em determinada área, colocar a ‘mão na massa’, descobrir suas aptidões e posteriormente escolhe esse caminho para se especializar, por exemplo”, comenta.

A possibilidade de estar em uma grande Universidade oferece ao acadêmico da Unesc o contato direto com laboratórios que reúnem diferentes tecnologias. “O aluno tem acesso a espaços no Parque Científico e Tecnológico da Instituição (IParque), como o Laboratório de Instrumentação, que possibilita um aprendizado prático, diferente da sala de aula e os conecta com a realidade do trabalho. É um privilégio que temos como grande diferencial para os estudantes. Eles ficam encantados com as atividades realizadas”, completa a coordenadora do curso.

A estrutura de ponta, a qualificação de professores mestres e doutores e o contato constante com o universo do ensino, da pesquisa e da extensão, unindo teoria e prática com os conceitos da cidade real, para Ana Claudia, completam a experiência diferenciada que os acadêmicos encontram na Universidade. “Eles chegam já com grande expectativa e nossa intenção é mostrar logo nos primeiros meses todo o potencial que irão encontrar para sua formação integral e promissora em uma área que está em franco crescimento”, acrescenta.

Possibilidade de ingresso no curso

As matrículas para o curso de Ciência da Computação com início das atividades no segundo semestre de 2020 estão abertas. Os interessados em conhecer detalhes do curso de graduação, suas disciplinas, possibilidades de desconto e ingresso facilitado podem entrar em contato com a Unesc por meio dos telefones (48) 3431-4500 ou (48) 99915-0433 (Whatsapp).

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo