Educação

Inova Jovem Unesc incentiva adolescentes a pensarem na transformação do lixo em negócio

Inova Jovem Unesc incentiva adolescentes a pensarem na transformação do lixo em negócio
ASSESSORIA UNESC

As melhores ideias dentro da temática foram premiadas na noite desta quinta-feira (11/11).

Ideias inovadoras para a reciclagem, reutilização e monetização de materiais como tampas, lixo eletrônico, restos de materiais de construção, resíduos orgânicos e até gases foram apresentadas na Unesc nesta quinta-feira (11/11) na grande final do projeto Inova Jovem 2021. O evento reuniu estudantes de Ensino Médio de escolas de toda a região no Auditório Ruy Hülse para apresentarem as dez melhores propostas da ação idealizada pela Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt) da Universidade.

A temática da edição propôs que os mais de 500 alunos participantes apresentassem soluções para transformar lixo em negócio e as ideias apresentadas surpreenderam os cinco jurados que compuseram a banca de avaliação. O projeto vencedor entre os 54 inscritos e os dez selecionados para a final propôs uma forma automatizada para separação de tampas de garrafa pet, de acordo com suas cores, o que eleva significativamente o valor do material para reciclagem.

O nível deste e dos demais projetos apresentados, para o gerente de Inovação da Unesc, Oscar Montedo, foi excelente e demonstra a capacidade dos estudantes de encontrarem soluções e mergulharem no universo da inovação. “Tivemos ideias incríveis e que possuem grande potencial para serem levadas adiante. Com ações como essa, queremos demonstrar que a inovação não está somente nas grandes tecnologias e, por muitas vezes, está justamente em ideias simples que promovem a resolução de grandes problemas”, destacou.

O Inova Jovem, conforme Montedo, é realizado a partir de uma metodologia Júnior Achievement, já validada e aprovada mundialmente e representada pela colega Agnes Piangers no encerramento do projeto. “Gostaria de deixar nossos agradecimentos aos envolvidos para que esta edição fosse possível e alcançasse esse resultado incrível. Deixo ainda o convite para o Innovation Camp na JA, para que vocês, estudantes, levem seus projetos e concorram também em nível estadual, buscando premiações tão atrativas como as oferecidas aqui na Unesc”, informou Agnes, destacando ainda a expectativa para a edição de 2022 do projeto em parceria com a Universidade.

Vencedores qualificados

Os responsáveis pela proposta vencedora foram os estudantes do segundo ano do Ensino Médio da Escola S, de Criciúma, Ana Júlia Esmeraldino Caciatori, Arthur Oliveira da Silva, Camilly Luca, Matheus Fernandes Minotto e Samuel Alves. Com inspirações trazidas das aulas de robótica, os estudantes prototiparam uma ferramenta de separação das tampas, fizeram orçamentos e proposição de valores para comercialização, demonstrando o impacto positivo da iniciativa. Em uma apresentação sincronizada, os estudantes Ana Júlia e Matheus, representando o grupo, tiveram exatos cinco minutos para convencer os jurados de que o negócio é viável e promissor, missão que cumpriram com excelência para conquistar o primeiro lugar.

Conforme a equipe, o prêmio é resultado de muito empenho dentro e fora da sala de aula. “Foi necessária uma dedicação não só nas nossas aulas de Projetos Livres, como fora da escola também. Foi preciso encontrar um tempo dentro da nossa rotina para nos dedicarmos ao projeto”, lembrou Camilly.

A disciplina citada pela estudante, comandada pelos professores Josi Doro, Heitor Motta e Thiago Agostinho, plantou a semente da inovação nos adolescentes, que não deixaram a oportunidade do Inova Jovem Unesc passar em branco. “Já tínhamos o interesse pela robótica e experiências em competições neste sentido, porém com inovação é nossa primeira vez. Aproveitamos os conhecimentos que tínhamos para encontrar uma solução dentro da temática do Inova”, comentou Ana.

Para a professora que acompanhou o grupo na tarde de pitch, o sentimento é de muito orgulho. “Eles são estimulados na escola, mas o interesse e a ideia foram todos deles. Nos sentimos honrados em tê-los como alunos e vê-los brilhando dessa forma”, destacou Josi, emocionada.

Com a vitória eles garantiram bolsas de graduação na Unesc por um semestre nos cursos escolhidos e ainda dois Apple iPad 7ª geração. Para as equipes que figuraram em segundo e terceiro lugar, o prêmio, além das bolsas de estudo, foi de Alexas e fones de ouvido JBL, respectivamente, que serão entregues em cerimônia de premiação.

Equipe engajada

A apresentação da grande final ficou por conta do assessor de Inovação, Christian Engelmann, responsável também pela condução dos encontros com os estudantes ao longo de quase dois meses de atividades que resultaram nos pitches desta quinta-feira.

Estiveram entre os profissionais escolhidos para a difícil missão de avaliar os projetos, o gerente de Inovação da Unesc, Oscar Montedo; os agentes de Inovação da Aditt, Gustavo Bisognin e Paulo Priante; o diretor municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Criciúma, Aldinei Potelecki e colaboradora da Aditt, Marina Dutra. O evento foi prestigiado ainda pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, que também fez questão de deixar sua mensagem de incentivo aos presentes.

Nos próximos dias a Agência divulgará a data para entrega da premiação oficial aos vencedores e à Escola Destaque desta edição.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo