Geral

Importância da Higienização das Mãos e Gerenciamento de Resíduos é tema de encontro na Unimed Criciúma

Importância da Higienização das Mãos e Gerenciamento de Resíduos é tema de encontro na Unimed Criciúma

Evento contou com palestras, atividades lúdicas e premiações que reforçaram a importância do cuidado com a higiene e Gestão de Resíduos em Serviços de Saúde.

Com o objetivo de mostrar aos colaboradores da Unimed Criciúma a importância da higienização das mãos, o Hospital Unimed Criciúma promoveu na tarde desta sexta-feira, dia 4, um evento especial com palestras, atividades lúdicas e premiações. A ação faz parte das comemorações do Dia Mundial de Higienização das mãos, celebrado em 5 de maio. A data foi definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para que os prestadores de serviços de saúde possam desenvolver ações que reforcem a importância da higiene das mãos na assistência ao pacientes.

“Este evento é especificamente para incentivar e mostrar aos nossos colaboradores a importância deste hábito dentro do serviço de saúde. A higienização de mãos é a medida mais simples e barata para prevenir a transmissão cruzada de infecções e é por este motivo que estamos aqui hoje”, enaltece a enfermeira e integrante da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Michelle Fortunato.

“Para ajudar a elucidar a questão da higienização das mãos, também pedimos o apoio dos acadêmicos do curso de farmácia da Unesc que fizeram a coleta de swab de alguns colaboradores e ambientes e estão apresentando hoje o resultado, de forma lúdica, por meio dos microscópios, algumas bactérias. Conseguimos assim, mostrar o crescimento dos microorganismos e mostrar a importância de higienizar as mãos”, garante Michelle.

Além da coleta de swab, atividades lúdicas com guache e testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, também foram apresentados os vencedores do concurso que definiu o mascote do Programa de gerenciamento de resíduos de serviço de saúde (PGRSS) e a melhor frase.

“Criamos este concurso em conjunto, já que a gestão de resíduos do hospital ainda não tinha um mascote. Sempre buscamos em treinamentos e orientações conscientizar os colaboradores da importância para termos um meio ambiente mais sustentável e o nome do mascote irá nos auxiliar neste trabalho”, garante a responsável técnica pelo setor de gerenciamento de resíduos do Hospital Unimed Criciúma, Cristiani Tinelli.

Dentro das atividades desenvolvidas durante a tarde desta sexta-feira, estiveram duas palestrantes, Cíntia Casagrande e Fernanda Martins, da Casag Consultoria, que reforçaram a importância de discutir o tema de Gerenciamento de Resíduos em Serviços de Saúde.

Cátia Fernandes G. Felisberto, do setor de higienização, venceu o prêmio com o desenho do melhor mascote. Já Vanessa dos Santos, enfermeira do pronto-atendimento, garantiu a premiação com a melhor frase.

 Jéssica Pereira – Novo Texto Comunicação

Importância da Higienização das Mãos e Gerenciamento de Resíduos é tema de encontro na Unimed Criciúma Importância da Higienização das Mãos e Gerenciamento de Resíduos é tema de encontro na Unimed Criciúma

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo