Geral

Importância da amamentação

Importância da amamentação
ASSESSORIA ITESC

A SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), o Ministério da Saúde e a OMS defendem o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida e continuado até os dois anos de idade ou mais.

Já está mais do que estabelecido através dos estudos científicos a superioridade do leite materno em relação a outros tipos de leite. Ele é dinâmico, muda conforme a necessidade nutricional da criança e o período da mamada ou desenvolvimento infantil. Por exemplo: mães de bebês prematuros produzem leite com maior aporte de proteínas, gorduras e carboidratos.

Além de tudo, o aleitamento materno não é apenas uma forma de nutrição, ele é formador de vínculo, desenvolvedor de afeto e amor. É responsável por proteção, já que é capaz de reduzir a morbimortalidade infantil, sendo capaz de impactar positivamente no desenvolvimento cognitivo da criança, além da saúde física e psíquica materna.

De forma pontual, os principais benefícios do aleitamento para a criança são:

– Redução da mortalidade infantil: estima-se que o aleitamento materno poderia evitar 13% das mortes em crianças menores de 5 anos em todo o mundo e que a amamentação na 1ª hora de vida pode proteger contra mortes neonatais;
– Melhora do desenvolvimento cognitivo (“ inteligência”);
– Protege contra diarréia (e reduz a gravidade da mesma) e protege contra infecções respiratórias (pneumonias, bronquiolites e otite média aguda);
– Diminui o risco de desenvolvimento de alergias (APLV, dermatite atópica, asma e outros tipos de alergias);
– Reduz a chance de desenvolver obesidade, hipertensão arterial, hipercolesterolemia e diabetes;
– Melhora a nutrição: O leite materno é capaz de suprir sozinho as necessidades nutricionais da criança nos primeiros 6 meses de vida, e continua sendo importante fonte de nutrientes no segundo ano de vida;
– Melhora o desenvolvimento da cavidade oral, o desenvolvimento da fala e regula a respiração;
– Reduz custo financeiro;
– Aumenta o vínculo entre mãe e bebê, além de melhorar a qualidade de vida;

Apesar de todos os benefícios, amamentar não é simples e fácil. Exige preparação, entrega, dedicação, informação, assistência e MUITO apoio!

Vamos juntos estimular a amamentação? Busque orientações com seu pediatra.

Importância da amamentação

Dra. Paola Fialho Perondi
Pediatra e Neonatologista
CRM SC 22538 / RQE 18310 E 18950
CREDENCIADA ITESC

Sempre que tiver dúvidas de amamentação ou saúde, procure um profissional especializado para lhe orientar. Para mais informações, entre em contato com o convênio de saúde ITESC:
48 99681-3793
48 3521-3400
0800-645-1008

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo