Colunistas

A importância do aleitamento materno

A importância do aleitamento materno

O aleitamento materno traz benefícios nutricionais, imunológicos, emocionais, dentários e socioeconômicos. A introdução precoce de outros alimentos interfere negativamente na absorção de nutrientes e em sua biodisponibilidade, levando a uma menor ingestão de leite materno, menor ganho ponderal e ao aumento do risco de diarreias, infecções respiratórias e alergias.

O leite materno deve ser exclusivo até os seis meses, não precisa de água, suco e nem de chá. Ele é a melhor maneira de oferecer ao bebê todos os nutrientes necessários para que ele cresça e se desenvolva com saúde. Ele é completo, constituído por carboidratos, lipídeos e proteínas, além de vitaminas e minerais, que garantem o crescimento e desenvolvimento do bebê. A medida que o bebê cresce, o leite materno vai ajustando sua composição para atender as demandas nutricionais do mesmo.

As vantagens e benefícios são inúmeras, como diminuição da incidência de problemas gastrointestinais, infecções respiratórias, enterocolite necrosante, infecção do trato urinário, otite, diabetes, linfomas, leucemia, excesso de peso, hipercolesterolemia e morte súbita.

Se você ainda tem dúvidas procure um nutricionista especializado e tenha todo suporte necessário para você e seu filho.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo