Geral

Hospital Unimed Criciúma traz tecnologia inovadora ao Sul

Hospital Unimed Criciúma traz tecnologia inovadora ao Sul

Aparelho permite ao médico anestesista acompanhar a saturação a nível cerebral.

A partir de agora, o Hospital Unimed Criciúma conta com um novo equipamento para a realização de cirurgias. No Sul de Santa Catarina a instituição é a única a adquirir.  O INVOS – Oxímentro Cerebral Somático possibilita, principalmente ao médico anestesista, a monitorização continua da saturação a nível regional e cerebral. O aparelho é fornecido por uma empresa multinacional, reconhecida por ser a maior distribuidora de dispositivos médicos.

Equipes de engenharia clínica, enfermagem e os médicos participaram de treinamento para uso do aparelho. Durante o encontro com os representantes da empresa, os profissionais foram orientados quanto aos conceitos da tecnologia e o manuseio. Nessa semana o equipamento já foi utilizado pelo médico anestesista Rui Ghedin e sua equipe, num procedimento cirúrgico.

“Através do INVOS, o médico consegue saber se o paciente está tendo algum tipo de dessaturação no intraoperatório. Essa monitorização traz muitas vantagens aos pacientes e aos médicos, que irá conseguir fazer uma avaliação contínua, não invasiva e em tempo real, de um local onde é difícil ter essa monitorização, a nível cerebral”, explica a especialista clínica, Jeniffer Fontan.

O Hospital Unimed Criciúma é referência em inovação, e a aquisição deste novo equipamento irá evitar: injúria neurológica, falência múltipla de órgãos, mortalidade, redução de tempo de ventilação mecânica e, consequentemente, tempo de internação menor. O lançamento do INVOS ocorreu no final do ano passado. “O aparelho auxilia ao cirurgião ter informações antes de ter qualquer alteração sistêmica no paciente. É um investimento para o paciente e para a instituição”, pontua o vendedor técnico, Silvio Lamela.

Segundo Jeniffer, o INVOS é uma tecnologia nova no Brasil, no entanto, é conhecida há mais de vinte anos. “É algo bem fundamentado na literatura, sabemos em quais tipos de cirurgia temos o benefício da utilização. Trazer isso para o Brasil e agora para o Sul é um passo muito importante. Assim, conseguimos nos aproximar do que os países mais desenvolvidos estão fazendo na medicina”, pontua a especialista clínica.

“A missão do Hospital Unimed Criciúma é fornecer segurança ao paciente que confia e acredita em nosso atendimento. Tendo como base este princípio, foi adquirido o INVOS, que traz a equipe maior confiabilidade na hora do ato cirúrgico. Principalmente a equipe de anestesiologistas que agora tem à disposição a mesma tecnologia utilizadas em grandes centros nacionais e internacionais, finaliza a enfermeira coordenadora do Centro Cirúrgico da instituição.

CLARA FERNANDES / NOVO TEXTO

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo