Geral

História de sucesso: Costa Serviços Contábeis comemora 50 anos

História de sucesso: Costa Serviços Contábeis comemora 50 anos
GABRIELA RECCO / FOTOS: ARQUIVO PESSOAL MOACYR DE COSTA E AGÊNCIA INTEGRAL – CLAUDIO FERNANDES

Quem olha hoje a trajetória de sucesso da Costa Serviços Contábeis talvez não saiba tudo que envolve mais de 50 anos de história em Morro da Fumaça. O início da sociedade foi entre Moacyr de Costa e um amigo que veio de Tubarão. Eles resolveram montar um escritório de contabilidade e alugaram uma sala no prédio do senhor Neri de Rochi, no centro da cidade.

“Logo comecei a estudar na Escola Técnica e Comércio, em Criciúma. Isso era 1967. Ia e voltada de ônibus todas as noites com mais três amigos. Depois de formado, fui fazer faculdade de Ciências Contábeis, na Unisul, em Tubarão”, relembra Moacyr de Costa.

História de sucesso: Costa Serviços Contábeis comemora 50 anos

Devido a distância entre Morro da Fumaça e Tubarão, o sócio desistiu do escritório. Moacyr então continuou trabalhando por um longo período sozinho até contratar novos funcionários. O passo seguinte foi trocar de local, e construir a contabilidade que até hoje fica na Rua XV de Novembro.

“Antigamente tudo era feito em Urussanga. Lembro bem que nosso primeiro cliente foi o Senhor Neri de Rochi. Ele tinha uma olaria e um armazém. E o segundo cliente foi o Senhor José Enio Martin, o Neno. Com o tempo, os moradores de Morro da Fumaça que tinham escrita em Urussanga foram transferindo para cá”, recorda.

“A guia do INPS a gente começava a fazer 15 dias antes do vencimento. Era muito difícil. Aliás, tudo era mais difícil, porque tudo era manuscrito”

Segundo ele, antigamente os livros de entrada, saída, diário, razão, era tudo manuscrito. “Depois veio a máquina de escrever. Aí o diário era feito com folha carbonizada. O livro de registro do empregado era uma ficha grande, tudo escrito a mão. A guia do INPS a gente começava a fazer 15 dias antes do vencimento. Era muito difícil. Aliás, tudo era mais difícil, porque tudo era manuscrito”, conta.

Quando veio o primeiro computador, ele precisou contratar uma pessoa para instruir, porque faltava experiência. “A diferença do passado para hoje é enorme. Hoje uma empresa compra um produto, por exemplo, lá em São Paulo, tira nota fiscal e já aparece aqui. No passado quando chegava a mercadoria é que chegava a nota fiscal”, rememora.

História de sucesso: Costa Serviços Contábeis comemora 50 anos

No auge da sua experiência e contribuição com o desenvolvimento de Morro da Fumaça, Moacyr de Costa, depois da aposentadoria, ainda continua trabalhando no escritório ajudando, principalmente, indo aos bancos e outros afazeres.

“O que mais marca os 50 anos de escritório é a confiança das empresas e clientes. Essa confiança é o que a gente mais respeita. Tenho clientes que muitas vezes não tem tempo para ir pagar as guias e deixam o dinheiro aqui para gente fazer isso. Nunca sai daqui do escritório para ir lá pedir uma escrita em outro escritório. Espontaneamente, as pessoas foram vindo, e temos clientes que estão conosco há muitos anos, 30, 40 anos”, comenta satisfeito Moacyr.

Orgulho

Quando Morro da Fumaça foi emancipada, Moacyr foi o primeiro tesoureiro da prefeitura. Foi vereador e presidente da Câmara. É um dos fundadores da Cermoful. E entre diversos cargos assumidos na cidade, Moacyr também contribuiu no esporte. Casado com Zoraide Maria Salviato de Costa, tem quatro filhos, oito netos e um bisneto. “Sou um pai e um avô orgulhoso em ver que minha família está dando continuidade ao que construir”, coloca.

“Nestes 50 anos só tenho a agradecer primeiramente a Deus, minha esposa Zoraide que sempre me incentivou e ajudou para construir este escritório. E, claro, meu agradecimento em especial aos nossos clientes”, finaliza.

De pai para filho

Hoje quem gerencia a Costa Serviços Contábeis é o filho caçula Marcelo de Costa. “Comecei a trabalhar com o pai quando tinha em torno de 12 anos de idade. Estudei em escola técnica de contabilidade, fiz faculdade, pós graduação e agora estou fazendo mestrado, tudo na área contábil”, descreve.

Ele não esconde a honra em trabalhar com o pai. “Gosto de trabalhar aqui, me sinto bem. Agora tem meu filho que vai fazer a terceira geração. Ele já tem toda estrutura administrativa para fazer a minha sucessão”, acrescenta.

História de sucesso: Costa Serviços Contábeis comemora 50 anos

Marcelo explica que conforme as modernidades tecnológicas foram chegando, a Costa Serviços Contábeis foi obrigada a se adaptar, até mesmo por exigência dos órgãos federais e estaduais. “Todos os informativos hoje são digitais. Acabou o papel. Não existe mais documentos”.

“Não é um escritório de um dia, uma semana ou 50 anos. Nosso escritório faz parte da história do município”.

Hoje a Costa Serviços Contábeis atende clientes não só de Morro da Fumaça. “Temos clientes de Criciúma, Tubarão, Sangão, Jaguaruna, Içara, Urussanga, Cocal do Sul e Orleans. Com a equipe grande conseguimos atender clientes fora da cidade”, explica.

Atualmente são 14 colaboradores. “Recentemente ampliamos o escritório. Antes era uma salinha de 100m², hoje passamos para 700m². A projeção é de crescimento, tendo em vista que ampliamos para ter até 25 colaboradores”, projeta.

Para Marcelo, nestes anos trabalhando ao lado do pai e do filho, o desejo é para que os trabalhos da Costa Serviços Contábeis durem mais 50 anos, 100 anos. “Que meu filho também tenha sucessores. Porque não é um escritório de um dia, uma semana ou 50 anos. Nosso escritório faz parte da história do município. Meu pai faz parte da história de Morro da Fumaça. Só temos a agradecer nossos clientes pela confiança”, finaliza.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo