Colunistas

Hipercolesterolemia em crianças

Hipercolesterolemia em crianças

A Hipercolesterolemia é uma doença causada pelos elevados níveis de colesterol LDL, que podem causar danos à saúde, principalmente para crianças, por se encontrarem em fase de desenvolvimento.

A hipercolesterolemia é silenciosa, muita das vezes só se descobre através de exames laboratoriais, por isso, é importante estar sempre com os exames de rotina em dia. Os primeiros sinais e sintomas que o paciente pode apresentar são: câimbras na panturrilha ao caminhar, xantelasma (acúmulo de gordura nas pálpebras) e obesidade. Mas, muitas vezes esses sintomas são confundidos com outras patologias.

No nosso organismo temos como principais tipos de colesterol o LDL, que é o “ruim”, e o HDL, que é o “bom”. O problema maior está no colesterol LDL, pois, passa por toda a circulação e se acumula nas artérias, por isto ele é conhecido como colesterol ruim. A hipercolesterolemia tem como principal fator de risco a arteriosclerose, que causa doenças cardiovasculares.

Em um mundo de fast food, é difícil mostrar a importância de se ter uma alimentação saudável para as crianças. Para um bom crescimento, e de forma saudável, é de grande importância que seja cultivado nas crianças, o hábito da boa alimentação, principalmente em fase de desenvolvimento, prevenindo doenças crônicas futuras.

Para quem já possui índices de colesterol alto ou no limite, precisa procurar um nutricionista, para o mesmo adequar uma alimentação rica em fibras e vitaminas, livres de produtos industrializados, ajudando a criança a possuir novos hábitos alimentares e condições melhores de vida.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo