Soller
Variedades

Hidratação e filtro solar: esteticista dá dicas de cuidados básicos no verão

Arroz Fumacense

Os cuidados com a pele no verão devem ser redobrados, porque o sol e a desidratação podem trazer muitos problemas como queimaduras, envelhecimento precoce, aumentando até mesmo o risco de câncer.

Assim, para evitar as doenças de pele comuns nesta época do ano como micose, queimaduras e câncer de pele, deve-se adotar medidas simples, como manter a pele seca, livre do suor, mas devidamente hidratada. “A hidratação é muito importante para manter uma pele jovem e saudável, além de beber muita água é preciso usar hidratante para o rosto e corpo, uma pele hidratada é uma pele protegida e resistente”, destaca a esteticista Layze Guollo Rocha.

Daiani Salão de Beleza
Top Textil
Unicinco
Station Telecom 125
Layze Guollo
Pet Point

A esteticista destaca ainda a necessidade do uso de filtro solar. “É indispensável o uso de filtro solar, não somente agora no verão, mas no ano inteiro, claro que nesta época do ano precisamos caprichar mais no uso dos protetores”.

Lembrando que quem não usa protetor solar pode sofrer com as queimaduras solares. “Se expor de forma errada ao sol pode desencadear doenças graves como câncer de pele”, ressalta Layze.

Tipos de pele: normal, oleosa, seca, mista e sensível

A pele normal, apresenta um equilíbrio entre as funções hídrica e oleosa, poros fechados e regulares, garantindo viço e maciez ao visual. Com o excesso de produção de sebo, a pele oleosa, apresenta brilho intenso, alta umidade e sensação pegajosa. Os poros se apresentam abertos e com tamanhos irregulares. Muitas vezes é uma pele com tendência a acne.

De acordo com Layze se engana quem acha que pele oleosa não necessita o uso de hidratantes. “A oleosidade é o excesso de sebo, isso não quer dizer pele hidratada. Quem sofre com oleosidade excessiva sabe que a pele costuma ser mais espessa e com poros dilatados, além de ter marquinhas de acne indesejadas. O creme hidratante é um dos aliados para garantir uma textura melhor, deixando a pele mais lisa e uniforme, além de macia, é só procurar o hidratante correto para esse tipo de pele”, explica.

A pele seca apresenta deficiência de sebo e consequentemente de água. “Uma pele seca muitas vezes é também uma pele desidratada”, destaca Layze.

Existe ainda a pele mista que, dependendo da área, pode apresentar características diferentes. Em geral a testa, nariz e queixo tende a oleosidade, enquanto o restante da face pode ser mais seca, com facilidade para descamação e irritação.

E por último, temos a pele sensível, também chamada de reativa, e não tem tanto a ver com deficiência hídrica ou sebácea, já que pode ser oleosa ou seca. É uma pele com pouca tolerância e com uma derme muito vascularizada e propensa a reagir quando está em contato com diversas substâncias.

Para descobrir com certeza qual o tipo de pele e começar os tratamentos corretos, o ideal é procurar um especialista, que vai fazer uma análise e indicar os dermocosméticos ideais para cada caso.

Cuidados com o cabelo

No verão, o cabelo fica exposto a uma série de danos constantes: a água do mar, o cloro da piscina e os raios solares deixam os fios sem vida e quebradiços. “Assim como existem produtos específicos para a pele do rosto e corpo, existem produtos no mercado para proteger as madeixas, protetor solar para os cabelos, em forma de creme ou leave in. Além disso hidratação para os cabelos ajudam a tratar os fios danificados e fortalecer os mesmos”, conclui Layze.

Angela Barbara Pereira

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Topo