Saúde

Governo de Morro da Fumaça implanta sistema para diminuir faltas em consultas e exames

Governo de Morro da Fumaça implanta sistema para diminuir faltas em consultas e exames

Município vai enviar mensagens de texto aos pacientes dias antes dos atendimentos.

A Secretaria do Sistema em Saúde de Morro da Fumaça vai implantar um mecanismo eletrônico para diminuir as frequentes faltas em consultas e exames nas unidades do município. A pasta irá enviar mensagens de texto, via SMS, aos celulares dos pacientes dias antes dos atendimentos para relembrá-los do compromisso.

A iniciativa passa a valer a partir da próxima semana. “Vamos enviar a primeira mensagem com cinco dias de antecedência, e reenviaremos um dia antes. Temos enfrentado um problema gravíssimo quanto a questão das faltas, tanto nas consultas da atenção básica, com os clínicos gerais, quanto nas consultas com os especialistas”, enfatiza a secretária Marijane Felippe.

No SMS, o paciente receberá as informações necessárias para a consulta/exame, com a data, o local e o horário. Marijane listou um exemplo preocupante para justificar a decisão. “Recentemente, a nossa médica ginecologista tinha 24 pacientes agendadas para um único dia. Destes, oito não compareceram. O número de faltas está muito elevado”, salienta. “Esperamos que com as mensagens consigamos diminuir o percentual de absenteísmo nas Unidades de Saúde”, acrescenta.

De acordo com o prefeito em exercício Eduardo Sartor Guollo, o mecanismo vai facilitar a vida do cidadão. “O bom funcionamento da rede municipal de saúde depende dos servidores e da população. Contamos com a colaboração de todos. Quando um paciente falta, ele atrasa a possibilidade de alguém ser atendido. Às vezes, pode ser um problema de saúde grave. Se não puder comparecer, basta agendar para um outro dia”, destaca.

Além disso, a Secretaria do Sistema em Saúde pede aos pacientes que mantenham sempre o telefone para contato atualizado junto ao cadastro na Unidade de Saúde mais próxima.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo