Geral

Governo de Morro da Fumaça amplia rota da Coleta Seletiva

Governo de Morro da Fumaça amplia rota da Coleta Seletiva
Beatriz Coan / PMMF

Nova área começa a ser atendida na manhã desta sexta-feira (2).

O Governo de Morro da Fumaça, através da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Morro da Fumaça (Fumaf), ampliou o número de bairros atendidos pela Coleta Seletiva. A partir desta sexta-feira (2), os moradores do bairro Capelinha também terão os resíduos recicláveis recolhidos na porta de casa.

Com o aumento da rota, a cidade passa a atender um total de nove bairros com o serviço. “O novo trajeto será feito após o veículo passar pelo bairro Graziela. Os moradores do Capelinha podem deixar os resíduos recicláveis, secos e limpos, embalados na frente de casa até umas 9h que serão recolhidos até o final da manhã”, explica a diretora superintendente da Fumaf, a engenheira ambiental Silvia Sartor Roseng.

Além do Graziela e do Capelinha nas sextas-feiras, atualmente, a coleta seletiva é feita nos bairros Esperança e Princesa Isabel, durante as manhãs de terça-feira, Naspolini, pela quarta-feira de manhã, no Centro e Estação Cocal, nas manhãs de quinta-feira, e Barracão e Monte Verde, na parte da tarde de quinta-feira.

Como separar o resíduo

Diversos produtos que são consumidos diariamente são recicláveis e podem ter um novo destino, mas são necessários alguns cuidados antes. “Todo o material recolhido pela coleta seletiva precisa estar higienizado. O cidadão precisa imaginar como se fosse ele quem vai mexer na sacola dos resíduos recicláveis e entregar em condição de que ele mesmo não teria restrição em mexer. Muitas embalagens, como a de iogurte, leite e requeijão, basta passar uma água para higienizar e evitar bichos”, pontua Silvia.

Confira alguns produtos recicláveis:

Plástico

Copos
Sacos/ Sacolas
Frascos de produtos
Tampas
Potes
Canos e Tubos de PVC
Embalagens Pet (Refrigerantes, Suco, Óleo, Vinagre, etc.)

Metais

Tampinhas de Garrafas
Latas
Panelas sem cabo
Ferragens
Arames
Chapas
Canos
Pregos / Parafusos / Ferramentas

Papéis

Jornais e Revistas
Listas Telefônicas
Papel Sulfite/Rascunho
Papel de Fax
Folhas de Caderno
Formulários de Computador
Caixas em Geral (papelão ondulado)
Aparas de Papel
Envelopes
Cartazes

Vidros

Garrafas
Potes de Conservas
Embalagens
Copos
Cacos dos Produtos Citados
Para-brisas

Topo