Geral

Fumaf realiza primeiro mutirão de castração do ano

Fumaf realiza primeiro mutirão de castração do ano
Daiana Carvalho / PMMF

Ação acontecerá nos dias 1º e 2 de fevereiro no pátio da garagem da Prefeitura.

A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Morro da Fumaça (Fumaf) realiza nesta semana, nos dias 1º e 2 de fevereiro, a partir das 14 horas, no pátio da garagem da Prefeitura, o primeiro mutirão de castração de cães e gatos, através da unidade móvel viabilizada pelo município. A ação acontece mensalmente, de forma itinerante, com o objetivo de contemplar todas as localidades da cidade.

Neste primeiro grupo de 2024 serão contemplados animais que já estão cadastrados na fila de espera. Além da mobilização desta semana, a unidade móvel também passará por Estação Cocal, no dia 8 de fevereiro. “Apesar do nosso esforço para atender o maior número possível de animais no último ano, ainda ficamos com mais de 100 pets a espera de castração, sem contar os desistentes e os faltantes. Durante os 12 meses deste ano, R$ 80 mil devem ser investidos na causa animal em Morro da Fumaça, principalmente na castração, evitando a multiplicação dos animais de rua”, destaca a engenheira ambiental e diretora da Fumaf, Silvia Sartor Roseng.

No decorrer de 2023 foram castrados 610 animais, sendo 360 cães e 250 gatos. Conforme Silvia, neste ano, a expectativa é de que, pelo menos, a mesma quantidade de animais possa ser submetida ao procedimento. “O bem-estar animal é um tema muito amplo e o controle populacional está diretamente ligado ao controle de zoonoses e do número de cães e gatos abandonados sujeitos a situações degradantes. No primeiro semestre do ano, estaremos inaugurando o Centro de Bem-Estar Animal, localizado no bairro Industrial, que vai ampliar a nossa capacidade de atendimento e facilitar a implantação de um serviço diferenciado e de qualidade aos animais de rua, indicados pelas ONGs e de tutores de baixa renda”, pontua.

A próxima ação de castração deve ocorrer no dia 1º de março, no bairro Mina Fluorita, devido a grande demanda existente na localidade. Demais interessados devem fazer contato através do WhatsApp (48) 3434 449 e realizar o cadastro. Para a inscrição será necessário apresentar: comprovante de residência e documento de identidade do tutor, foto, nome e sexo do animal.

Topo