Geral

Fumaf promove Bem-Estar Animal no Distrito de Estação Cocal neste sábado

Fumaf promove Bem-Estar Animal no Distrito de Estação Cocal neste sábado
BEATRIZ COAN / FOTO: GABRIELA RECCO

Evento também terá doação de plantas e ações voltadas à saúde da população.

Neste sábado (24), o Governo de Morro da Fumaça, por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Morro da Fumaça (Fumaf) e do Departamento de Agricultura, tendo apoio da Secretaria do Sistema de Saúde, realizará mais uma edição do Bem-Estar Animal, desta vez no Distrito de Estação Cocal. O evento acontece das 9h às 12h e contará com ações voltadas aos animais domésticos, ao meio ambiente e também à saúde da população.

De acordo com a diretora superintendente da Fumaf, a engenheira ambiental Silvia Sartor Roseng, a ação é uma extensão da Semana do Meio Ambiente. “Sabemos da necessidade de ofertar este serviço em outros pontos do município. Desta vez, vamos até Estação Cocal, do lado do Ginásio João De Rochi, para atender a população do Distrito e também para quem não pôde participar da ação na área central da cidade”, explica.

As ações voltadas aos animais domésticos, como cães e gatos, contam com o apoio do Departamento de Agricultura. “Durante o evento, haverá a aplicação gratuita de vermífugos e de vacina contra a raiva para os animais com mais de quatro meses. Todo o medicamento é aplicado pelo nosso médico veterinário Diego Orlando”, conta a coordenadora da divisão, Patrícia Coral.

Além dos cuidados com os animais, o evento também reforça o cuidado com o meio ambiente. “A equipe da Fumaf irá auxiliar os atendimento do veterinário, mas também estará distribuindo mudas de árvores e flores nativas da região. Com isso, estimulamos o cuidado com a natureza e ajudamos a fortalecer o bioma”, comenta Silvia.

Atenção à saúde

Assim como na ação realizada no dia 10 de junho, o evento deste sábado também contará com a presença da Secretaria do Sistema de Saúde. “Será um grande dia de cuidados com os moradores de Morro da Fumaça. Além da atenção aos animais domésticos e ao meio ambiente, o Governo Municipal também estará atendendo a população na Unidade Básica de Saúde de Estação Cocal”, comenta a secretária do Sistema de Saúde, Marijane Felipe.

Durante o dia, das 8h às 16h, serão realizadas aplicações de vacinas e também atendimentos médicos e odontológicos. “Vemos a importância de facilitar o cuidado com a saúde de toda a família. Desde os pais, filhos e até mesmo os animais de estimação. A promoção desses eventos visam atender os moradores que não conseguem ir em horários normais de atendimento”, ressalta o prefeito, Agenor Coral.

Topo