Especial

Fumacense no Qatar vive expectativa pela Copa do Mundo

Fumacense no Qatar vive expectativa pela Copa do Mundo
GABRIELA RECCO

A Copa do Mundo do Qatar começa no próximo domingo (20) e uma fumacense vai acompanhar tudo de perto. Nicole Toretti mora na capital Doha há sete anos, quando se mudou com o marido que recebeu uma proposta de trabalho. Em entrevista exclusiva ao Morro da Fumaça Notícias ela conta como está a rotina no país para receber a maior competição de futebol do planeta.

“Já sabíamos que o Qatar iria ser a sede da Copa de 2022. Muito já estava sendo feito, mas não tínhamos noção ainda de como tudo seria e o tamanho das mudanças que veríamos acontecer. Quando chegamos, víamos Lusail (cidade vizinha que receberá diversos jogos), ser construída do zero. O que era só areia, se transformou em uma bela cidade. Conseguimos acompanhar essa transformação da janela do nosso apartamento”, conta a fumacense.

Ela explica que o Qatar é um país pequeno, que é possível cruzar de carro em três horas. Ali, ficam os escritórios das empresas e com isso a concentração maior de pessoas de outros países. “O Qatar tem uma população de mais ou menos 3 milhões de pessoas, onde 20% a 25% são locais, e recebem pessoas do mundo inteiro para trabalhar em diversas áreas. Como moradora agora vemos algumas mudanças de trânsito, rodovias com seis faixas, de embelezamento, obras do metrô prontas e até na rotina da cidade nessa reta final para os jogos”, conta Nicole.

Altas temperaturas e jogos climatizados

A Copa do Mundo do Qatar vai ser realizada no fim do ano devido as altas temperaturas locais. “É um país quente no verão e de temperaturas mais amenas no inverno, segue o calendário internacional escolar então por causa disso as férias de verão se tornaram as de inverno. Em julho as altas temperaturas podem chegar na casa dos 56Cº, seria difícil para o turista, já em novembro e dezembro a temperatura geralmente começa a cair para 20Cº a 25Cº”, explana a fumacense.

Mas a temperatura a princípio não será um problema para jogadores, torcedores e comissão técnica, já que os estádios são climatizados. Nicole explica que entrou no sorteio de jogos da FIFA para comprar impressos com preços mais acessíveis por morar no país. Ela conseguiu comprar a entrada para assistir Brasil x Suíça, que acontece no dia 28 de novembro, no Estádio 974, em Doha.

“Aqui a bola da vez é o Brasil. Sabemos que todos os ingressos já estão lotados para ver nossos craques, todos esperam que o Brasil ganhe o hexa e estão eufóricos com a presença do Neymar. Estamos em clima de festa, porque desde que chegamos, são sete anos esperando esse momento”, pontua.

Nicole Toretti coloca que algumas delegações já chegaram e que o Qatar está recebendo muitos turistas nos últimos dias.

Torcida ao estilo brasileira

Ela também vai assistir a outro jogo das quartas-de-final, e embora foram disponibilizados mais ingressos para venda recentemente, não vai conseguir aproveitar em virtude da agenda apertada de trabalho. “Não será um problema, pois veremos muitos jogos em casa com amigos, fazendo encontros muito animados bem no estilo brasileiro”, comenta.

“Gosto muito de viver aqui, é um país tranquilo, apesar de ser muito quente vemos muitos parques e agora com a chegada da Copa receberemos várias atrações internacionais. O país inteiro está lindo, bandeiras, projetos de arte, música em vários lugares (com o tema da copa, claro). Fico muito feliz de poder participar de um pouquinho de tudo que foi construído. E posso garantir que se o Brasil levar essa Copa não só o povo brasileiro ficará feliz, mas mundialmente é o que todos estão esperando”, finaliza a torcedora do Brasil que posou para uma foto ao lado da família.

Nicole mora no Qatar com o marido e o filho. Sua mãe, Marlise De Costa, chegou ao país no fim de outubro para ficar com a família e aproveitar, também, a Copa do Mundo.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo