Geral

Fumacense lança livro que promete descomplicar o marketing

Fumacense lança livro que promete descomplicar o marketing
Edson Padoin/Especial

Com a defesa de que a simplicidade é o caminho mais eficaz no mercado atual, o fumacense Charles Graciano Martins lança nesta quarta-feira (26), às 19h30, no Teatro do Complexo Let’s Drop, em Criciúma, o livro “Descomplique! A prova de que marketing pode — e deve — ser simples”. A obra reúne mais de 25 anos de experiência do autor à frente de estratégias de marketing em grandes empresas brasileiras e propõe um retorno ao essencial: comunicar com clareza para gerar resultados reais.

Com linguagem leve, prática e construída a partir de situações reais, o livro convida empresários, gestores e profissionais da área a repensarem suas estratégias e abandonarem o excesso de siglas, modismos e teorias. O objetivo, segundo Martins, é aproximar novamente o marketing de seu propósito central: criar valor e impulsionar vendas.

No centro da publicação está a metodologia dos 5Cs do Marketing Simplificado (Clareza, Conveniência, Consistência, Custo-benefício Real e Conexão) criada pelo autor após anos de observação e atuação no mercado. A obra também aborda comportamento do consumidor, sobrecarga de informação e o impacto da simplicidade em marcas que se destacam justamente por fazerem o básico com excelência.

Inspirado por nomes como Philip Kotler, Seth Godin e João Branco, Charles Martins destaca que a motivação para escrever o livro nasceu da constatação de que “empresas incríveis, com ótimos produtos, se perdem em excesso de teoria e complexidade”. Para ele, inovação não se sustenta sem clareza. “O marketing pode ser simples, prático e principalmente eficaz. O livro fala com quem precisa vender e quer fazer isso de forma inteligente”, afirma.

O autor também reforça que o livro é repleto de casos reais, especialmente de empresas médias e pequenas que alcançaram crescimento ao simplificar processos internos e estratégias comerciais. “Eu conto histórias de times que simplificaram processos, cortaram burocracia e viram o lucro aumentar”, finaliza.

Topo