Variedades

Fumacense Iolanda de Oliveira expõe arte em cerâmica

Fumacense Iolanda de Oliveira expõe arte em cerâmica

Uma exposição no Espaço Cultural Fretta, anexo ao Fretta Home Center de Urussanga, na praça Anita Garibaldi, marca a primeira mostra individual da ceramista Iolanda de Oliveira, denominada “Corpo Cerâmico”. A abertura foi realizada no dia 11 de agosto e vai até o dia 30 deste mês.

Segundo César Pereira, curador da exposição, a cerâmica de Iolanda remete contemplação da simplicidade poética dos contadores de histórias. A simplicidade, contudo, não passa de um recurso semântico para extrair significados, explorando e interferindo nas coisas cotidianas.

Folhas, gatos, passarinhos, figuras humanas, povoam seu ambiente criativo, forjado na curiosidade sobre as coisas de uma terra abundante em argila, Morro da Fumaça.

Para o coordenador do Espaço Cultural Fetta, Antônio De Lorenzi Cancelier, a exposição é uma oportunidade não só de conhecer o tralho de Iolanda, mas também de ter contato com uma das mais tradicionais formas de expressão artística da humanidade, a cerâmica. “Nós do Fretta acreditamos que a arte é fundamental para o ser humano e por isso, disponibilizamos este espaço aos artistas da região para mostrarem suas obras”, concluiu.

Iolanda, que reside em Morro da Fumaça, descobriu a cerâmica através da pintura. Ela, acostumada com as tintas base de óleo aplicada sobre as tradicionais telas de algodão, aceitou o desafio de pintar uma série de pratos no Núcleo de Cerâmica Artística Olaria das Artes de Morro da Fumaça. Contudo, encontrou-se na modelagem e na obtenção e efeitos de vidrados sobre a cerâmica. Desde então, nunca mais parou, tendo inclusive se destacado trabalhando ao lado de renomados ceramistas, como o italiano de Vittorio Veneto, Giuseppe de Giustina e da ceramista portuguesa Alice Diniz.

Atualmente, Iolanda é membro do Núcleo de Cerâmica Artística de Morro da Fumaça, Olaria das Artes. Sua técnica, aliada ao talento, vem se desenvolvendo e ganhando força a cada queima, tornando Iolanda de Oliveira, uma das grandes ceramistas em atividade de Santa Catarina.

Além do público em geral, a exposição também estará a disposição das instituições de ensino do município e região para o agendamento de visitas orientadas.

César Pereira

Fumacense Iolanda de Oliveira expõe arte em cerâmica Fumacense Iolanda de Oliveira expõe arte em cerâmica Fumacense Iolanda de Oliveira expõe arte em cerâmica

 

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo