Educação

Fumacense Alimentos leva colaboradores de volta às salas de aula

Fumacense Alimentos leva colaboradores de volta às salas de aula
Catarina Bortolotto / Fotos: Francine Ferreira –  Assessoria de Imprensa

Encontros para aqueles que não concluíram o ensino fundamental começaram nesta semana e se estendem até o fim do ano.

A semana tem sido de muita emoção para 33 colaboradores da Fumacense Alimentos. Após anos longe das salas de aula, eles tiveram a oportunidade de retomar os estudos ao aceitarem participar do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) promovido pela indústria, em parceria com o SESI. Com encontros realizados dentro da própria empresa durante a semana, a expectativa é que os estudantes concluam o ensino fundamental até o fim deste ano.

Mesmo atuando em diferentes idades e setores dentro da indústria, todos os colaboradores que entraram no projeto possuem algo em comum: tiveram que abrir mão de adquirir conhecimento na infância. O motorista José Vicentin dos Santos, que tem 51 anos e atua na Fumacense há mais de três décadas, precisou parar de estudar por volta dos 12 anos para ajudar a família na roça e, desde então, não havia conseguido voltar à escola.

“Muitas coisas até hoje eu não sei, me confundo. Por isso, quando me convidaram para esse projeto que me permitiria voltar a estudar, fiquei muito contente, minha esposa e minha filha também. Quero aprender ainda mais, porque sei que o que eu aprender já vai agregar para a minha vida. É uma oportunidade maravilhosa, um grande presente que a Fumacense está nos dando, não conheço outra empresa que faz isso”, ressalta o motorista.

Como forma de incentivo, a indústria investiu em materiais didáticos, que foram entregues aos alunos no primeiro encontro e devem ser fiéis companheiros ao longo dos próximos meses. “Quando comunicamos a oportunidade de eles retomarem os estudos, notamos que muitos ficaram ainda na incerteza, mas conseguimos motivar cada um. Foi um trabalho de formiguinha e ficamos extremamente gratos com o resultado obtido”, explica Roberto Pacagnan, gerente de Recursos Humanos do Grupo EZOS – grupo econômico que administra o negócio.

Qualificação profissional

Em paralelo aos conteúdos referentes ao ensino fundamental, os funcionários também irão receber a qualificação profissional de inspetor de qualidade. “Nosso time está sempre atento a  maneiras de qualificar ainda mais nossos colaboradores. Esse é um aprendizado que cada um carregará consigo para toda a vida e, com certeza, agregará muito no dia a dia. Parcerias como essa fomentam o conhecimento e proporcionam experiências enriquecedoras para todos que embarcam nessa jornada”, evidencia o diretor de Operações da Fumacense Alimentos, Jean Marquardt.

Para intensificar os estudos e possibilitar a formatura em dezembro, os encontros acontecerão duas vezes na semana durante os quatro primeiros meses. Depois, os colaboradores passarão a se reunir com os professores apenas uma vez entre segunda e sexta-feira. “Elevar a escolaridade do trabalhador é um marco, tanto para a indústria, quanto para a própria vida dele. Essa parceria traz muitos benefícios para todos, foi muito importante termos conseguido viabilizar o projeto”, complementa a supervisora da Educação Básica do SESI, Alexandra Serafim de Souza.

Incentivo à educação

Iniciativas como essa estão entre as metas elencadas pela Fumacense Alimentos no planejamento estratégico do ano passado. “Nossa ideia é formar uma nova turma no ano que vem com aqueles que concluíram o ensino fundamental, para ofertarmos o ensino médio. Estamos dispostos a buscar parcerias para aqueles que desejam aprender algo novo”, salienta Pacagnan.

Sobre a Fumacense Alimentos

Referência nacional na produção de arroz e produtos feitos à base desse cereal, a Fumacense Alimentos possui as marcas Kiarroz, RisoVita e Kifeijão, além da Campeiro, Vilarroz e da linha Boby, a última voltada para alimentação de animais. Fundada em 1970, sua matriz está localizada em Morro da Fumaça, no Sul catarinense. A empresa possui, ainda, outras duas plantas produtivas, uma em Alegrete/RS e outra em Pombos/PE.

Juntamente com a JS Empreendimentos, Criciúma Shopping e Mark At Place, a Fumacense Alimentos – com as marcas Kiarroz e RisoVita – faz parte do Grupo EZOS, um grupo econômico lançado em 2020 com um sistema de gestão inovador, por conta da criação do primeiro Centro de Serviços Compartilhados do Sul catarinense.

Topo