FERNANDA DE MAMAN / PMMF
Durante o evento, o Governo fumacense também firmou o primeiro contrato para viabilizar a execução do programa Jovem Aprendiz no município.
Promovendo um momento de incentivo à inovação e ao conhecimento nos negócios, o Governo de Morro da Fumaça, por meio da Sala do Empreendedor e em parceria com a Associação Empresarial de Morro da Fumaça (Acimf), promoveu, na noite desta segunda-feira, 17 de novembro, um evento para celebrar a Semana Municipal do Empreendedorismo. O evento, realizado no Salão Paroquial da Igreja Matriz São Roque, contou com a palestra do fundador e CEO da empresa Brasil ao Cubo, Ricardo Mateus, apresentações de representantes da Satc, Unesc e da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fumaf) fumacense, destacando como os empresários podem aderir ao Selo Verde de Morro da Fumaça, em um momento de networking entre os presentes.
Para a prefeita de Morro da Fumaça em exercício, Marijane Filippe, o evento, além de uma oportunidade rica de aprendizado, foi uma homenagem e também um novo incentivo aos empreendedores locais, que geram emprego, renda e movimentam a cidade. “A Semana do Empreendedorismo é mais uma forma de destacarmos quem investe no município e colabora para o fortalecimento da nossa economia. Morro da Fumaça é um cenário promissor ao empreendedorismo e temos que continuar a ser um ambiente acolhedor para quem deseja abrir ou formalizar seu negócio, para que possam crescer e contribuir ainda mais com o desenvolvimento da cidade”.
Governo de Morro da Fumaça formaliza contrato para iniciar formação de jovens aprendizes
A noite também contou com a formalização da primeira parceria da Administração Municipal fumacense para a execução do Programa Jovem Aprendiz no município. A assinatura do contrato foi feita pela prefeita em exercício, Marijane Filippe, com o coordenador da Educação Corporativa da Satc, Daniel Fritzen. O programa oferece a jovens de 14 a 24 anos a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho com carteira assinada, ao mesmo tempo em que participam de formações teóricas obrigatórias.
Em julho deste ano, o Governo fumacence sancionou a Lei nº 027/2025 e autorizou que as aulas teóricas do programa sejam realizadas na Escola Profissional Municipal Idalina Machado de Freitas e sem a necessidade de deslocamentos para outros municípios, contribuindo diretamente para a qualificação profissional dos jovens e facilitando a participação no programa.
Segundo o coordenador de Desenvolvimento Econômico, Henrique Raldi, a programação do evento, juntamente com a formalização do contrato para a implementação do Jovem Aprendiz no município, são algumas das ações da municipalidade para criar um ambiente ainda mais receptivo aos negócios e propício ao desenvolvimento econômico. “Queremos fomentar o empreendedorismo local e, além de promover a troca de saberes, promover facilidades, oferecer suporte técnico e orientação a todos que desejam investir na economia local, para que Morro da Fumaça seja cada vez mais vista pelo empresariado como um celeiro de oportunidades a ser explorado”.
A programação também contou com a parceria do Sicredi, que apoiou o evento oferecendo um coquetel aos participantes.
