Política

Formentin completa seu mandato à frente do Legislativo com modernização e devolução histórica

Formentin completa seu mandato à frente do Legislativo com modernização e devolução histórica
SAMUEL WOYCIEKOWSKI / CMMF

O presidente da Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça, Luciano Formentin Pereira (PSL), foi o primeiro presidente da 15º legislatura que iniciou em 2021 e termina em 2024. Formentin assumiu o cargo de gestor do Poder Legislativo perante uma pandemia, mas nada lhe impediu de colocar em prática ações e planos que tinha em mente muito antes de assumir como vereador. Informatização da Câmara de Morro da Fumaça e investimentos tecnológicos para melhorar o acesso dos cidadãos às informações do legislativo foram seus principais projetos implantados, além da maior economia dos últimos anos, com mais de R$ 800 mil devolvidos ao Poder Executivo.

Formentin afirma que antes de assumir como vereador e presidente da Câmara de Morro da Fumaça o acesso à informação era muito restrito e difícil, o que motivou realizar investimos nessa área dentro do Legislativo. “Nós tínhamos uma transmissão analógica que passou a ser digital em 2021, além do mais o site do Legislativo fumacense era incompatível com algumas plataformas e novos sistemas disponíveis no mercado, hoje nós temos um site que pode ser acessado por qualquer plataforma e todas as proposições ficam disponíveis para qualquer cidadão acessar. São melhorias que fazem uma grande diferença para quem tem interesse em acompanhar os trabalhos dos vereadores”, afirmou.

Extinção de cargos e revogaço

O primeiro ato realizado por Luciano Formentin Pereira quando assumiu a gestão do Poder Legislativo foi a extinção dos cargos de Assessor Parlamentar e Assessor da Presidência. Formentin também exigiu formação superior em comunicação social para o cargo de assessor de imprensa que antes era exercido pelo assessor da presidência e exigia apenas ensino médio. “Foi um fator importante a extinção desses cargos para que fosse gerada realmente uma economia na Câmara. Mesmo com a extinção dos cargos nós tivemos um dos anos mais produtivos das últimas legislaturas, com mais de mil proposições aprovadas e debatidas em plenário”, argumenta.

A Comissão Especial do Revogaço também foi uma ideia de Formentin e que surgiu como uma forma de desburocratizar a Legislação de Morro da Fumaça. Através da comissão foi possível realizar uma revisão de todas as leis existentes, algumas estavam em desuso ou atrapalhavam de alguma forma o desenvolvimento do município. “Uma iniciativa que surgiu para melhorar a vida do cidadão fumacense, pois há diversas leis que nem temos conhecimento e algumas delas burocratizam o desenvolvimento. Além disso, descobrimos que algumas leis mais antigas estavam se perdendo, pois nunca foram digitalizadas. Uma das sugestões que surgiu através da comissão foi a digitalização de todas as leis e criação de um espaço virtual permitindo que todos tivessem oportunidade de ter acesso”, comentou.

Tecnologia e informatização

A criação de um novo site permitiu que fumacenses em qualquer lugar do mundo pudessem acompanhar os trabalhos do legislativo de perto e que fosse disponibilizada na íntegra todas as proposições que entraram em debate nas sessões realizadas no parlamento fumacense. A tecnologia implantada estava alinhada com novos equipamentos adquiridos para os vereadores que passaram a receber proposições em um Notebook, ao invés de papel. “A tecnologia ainda é uma novidade para nós, mas todos se adaptaram bem e acredito que ao longo dos anos toda essa tecnologia será aperfeiçoada, com o apoio de cada um dos vereadores demos o “pontapé” inicial de tudo que ainda está por vir, mas”, disse Formentin.

O investimento baixo e de grande importância foi realizado com a implementação das redes sociais do Legislativo fumacense. Uma pesquisa realizada mostrou que mais de 50 % da população acompanha os trabalhos dos vereadores através do Facebook, Instagram, Youtube ou outras ferramentas disponíveis na internet, como site oficial da câmara e sites de notícias. “O número de pessoas que acompanham nossos trabalhos pela internet mais que triplicou, antes nós transmitíamos apenas pelo Youtube. Quando transformamos nossa transmissão em digital, melhorando som e áudio, também podemos transmitir as reuniões através do Instagram e Facebook, abrangendo um número maior de pessoas. No ano de 2021 mais de 5 mil pessoas acompanharam nossos trabalhos pelas redes sociais, de acordo com o feedback de cada uma delas”, explica.

Um ano de muito aprendizado

Luciano Formentin Pereira finaliza o ano e sua gestão como presidente do Legislativo fumacense, agradecendo a todos os colegas vereadores pelo apoio e trabalho realizado. Além das autoridades municipais, estaduais, federais pelo apoio e emendas encaminhadas através dos vereadores, bem como reivindicações atendidas através do Poder Legislativo com indicação e requerimentos.

“Foi um ano de muito aprendizado onde pude crescer como pessoa, político e agente público, pois tive oportunidade de conhecer muitas pessoas e também ajudar muitas comunidades com os trabalhos realizados no Legislativo. Como presidente eu sempre estive à disposição de toda a sociedade em geral e como vereador não será diferente. Podem contar meu trabalho como legislador e fiscalizador para buscarmos juntos soluções para quaisquer problemas que surgirem e que possam ser resolvidos através do Poder Legislativo. Meus agradecimentos também a todos os profissionais de imprensa e veículos de comunicação que sempre divulgaram nossas ações e nossos trabalhos. Que façamos de 2022 um ótimo ano”, finaliza o presidente do Poder Legislativo da gestão de 2021, Luciano Formentin Pereira (PSL).

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo