Educação

Formação pela experiência: Graduação Multi chega para revolucionar o ensino de graduação da Unesc

Formação pela experiência: Graduação Multi chega para revolucionar o ensino de graduação da Unesc
ASSESSORIA UNESC

No Dia da Universidade Instituição destaca o movimento ampliação de conexões da comunidade acadêmica ao ecossistema institucional de inovação.

O ano da virada de chave no processo de aprender e ensinar está iniciado. A Unesc já trabalha em ritmo acelerado para receber os estudantes que voltarem aos corredores e os que iniciam a partir de agora a jornada acadêmica. Nesta terça-feira, 18 de fevereiro, a instituição celebra o Dia da Universidade, data na qual rememora a importância dos 53 anos de trabalho junto à comunidade com construções que transcendem o universo da educação.

Assim como o conhecimento, que se modifica o tempo todo, as formas de aprender e ensinar também se transformam à medida que o tempo passa. Dentro do universo acadêmico muitas são as vertentes de transformação nesse processo contínuo e irreversível. Pensando nisso, a Universidade cumpre seu papel enquanto multiplicadora e difusora de conhecimento e desenvolvimento e reúne no projeto Inova Unesc um conjunto de ações conectadas que convergem em uma formação ainda mais inovadora e tecnológica.

Entre as peças que formam o projeto inédito que marca um novo momento da Instituição está a contínua utilização de espaços diferenciados preparados para o processo criativo colaborativo, os chamados Hubs de Inovação, como o Talent Lab, o crescimento do protagonismo estudantil por meio de projetos como o Movimento Empresa Júnior (MEJ), a criação do Pin!, o projeto de valorização de histórias inspiradoras com personagens de diferentes espaços da Universidade ou ainda a incubação de novos negócios na Incubadora Tecnológica da Universidade.

Além desses, soma-se ao projeto a parceria com o setor produtivo no Unesc Labs, projeto que promove interligação entre comunidade acadêmica e empresas com investimento em bolsas e horas docentes, tendo contrapartida a participação da expertise acadêmica na busca de soluções para as situações-problema. Completando o conjunto de ações está uma das principais ações institucionais: a implementação de um novo formato pedagógico para os cursos de graduação com olhares voltados ainda mais à conexão com o setor produtivo, setor público e sociedade, a Graduação Multi 2022.

Mais tecnologia, mais presença

Com olhares voltados ao futuro da educação superior, a Unesc inicia já neste primeiro semestre a Graduação Multi 2022, um projeto inovador que propõe ainda maior envolvimento dos estudantes, desde a primeira fase, na prática e na resolução de problemas reais. Ao reforçar a relação teoria-prática já valorizada na Universidade, a Graduação Multi envolverá os estudantes em seus futuros campos de atuação profissional a partir de aulas em diferentes formatos, aprimoradas com constantes provocações à busca de soluções inovadoras.

A proposta implementada foi estudada e analisada a fundo por toda a equipe de gestão, assessoria pedagógica e cursos de graduação de forma a qualificar os processos e proporcionar uma virada de chave com transição progressiva dentro da realidade de cada curso. Todo o processo, conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, se baseia no objetivo de proporcionar um aprendizado duradouro, ainda mais preparado para o futuro e ao que o cenário exige.

As disciplinas dos 35 cursos presenciais, de acordo com o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, foram repensadas de forma a potencializar o estímulo ao conhecimento por meio de processos inovadores. “Para isso os professores foram convocados a adotar uma nova postura diante do ensino. Por si só o professor já é um profissional em constante transformação e agora, mais do que nunca, está preparado para a disrupção”, detalha Feldhaus.

Protagonismo e autonomia

A nova proposta pedagógica adotada, para a pró-reitora Acadêmica da Universidade, Indianara Reynaud Toreti, preza ainda mais pelo protagonismo e pela autonomia do estudante, sendo ele o corresponsável na construção do seu conhecimento. “Ao propormos esse novo desenho curricular nos baseamos no princípio mundial que afirma que as pessoas aprendem fazendo e aprendem respondendo a coisas que são instigantes e que fazem com que a experiência de aprendizagem seja significativa e sólida”, pontua.

O papel dos professores da Unesc neste processo, conforme a pró-reitora, é fundamental e será um dos destaques na proposta. “Temos um corpo docente extremamente qualificado, com experiência acadêmica e vivência de mercado, além de uma imensurável resiliência, que já ficou mais do que comprovada com as situações superadas em tempos de pandemia. Agora estamos reavivando esse papel dos nossos professores como curadores, interlocutores no processo. Com formação continuada permanente, temos uma equipe que, sem dúvida, está pronta para fazer parte da mudança e da transformação da jornada formativa de nossos estudantes de maneira sólida e efetiva”, acrescenta.

A proposta, conforme Indianara, visa valorizar o que tem os melhores resultados e deixar para trás o que fica ultrapassado no que diz respeito às formas de ensinar. Dentro daquilo que dá certo e se mostra cheio de significado na jornada formativa dos acadêmicos está a possibilidade de adaptação dos currículos com o que faz sentido para a vida do estudante, acrescentando conhecimento especificamente em sua área profissional ou em maior dimensão, enquanto ser humano.

Ao perceber o estudante como indivíduo completo e multifacetado o novo projeto oferece ainda outro diferencial: a possibilidade de escolha do estudante das disciplinas que irão compor sua carga horária. Dentre as possibilidades estarão aulas sobre Vida e Felicidade, Raciocínio Lógico, Leitura e Escrita Acadêmica, Metodologias Ágeis e Gestão de Projetos, Inteligência Emocional, entre outras disciplinas ministradas em conteúdo virtual com objetos de aprendizagem interativos e com a mediação do professor. A proposta, dentro dos cursos presenciais, dá tom flexível que se encaixa na rotina do estudante.

Diferentes experiências

A proposta adotada para integrar os cursos de graduação da Unesc a partir de 2022 defende o conceito de potencialização do que há de melhor também no espaço físico disponibilizado pela Instituição e nas metodologias que serão desenvolvidas pelos docentes. “Os professores serão instigados a preparar aulas que sejam verdadeiros eventos, aproveitando ao máximo toda a estrutura tecnológica disponível. Precisamos valorizar e aproveitar cada vez mais a presencialidade de forma a promover, por meio dela, um aprendizado de fato diferenciado. Para isso, distintas metodologias de ensino e, logo, espaços de aprendizagem, serão fundamentais no processo de evolução do ensino”, aponta Marcelo.

O cenário para essa mudança é o melhor possível. Isso porque, de acordo com o diretor, a Unesc já conta com mais de 850 campos de estágio e cenários de prática, mais de 325 projetos de extensão com forte impacto comunitário e mais de 430 projetos de pesquisa que oportunizam a formação diferenciada.

Na área das Engenharias e Tecnologias a professora Louise Roloff há alguns semestres já utiliza conceitos que serão ampliados no novo modelo adotado. Conforme a docente, turmas de Engenharia de Produção e Ciência da Computação apresentaram recentemente trabalhos realizados em uma mesma disciplina, porém com olhares voltados cada um a seu curso. “Neste exemplo de disciplina na qual trabalho com funções reais, logarítmicas e exponenciais, dividi a turma para a realização de um trabalho que envolve a gamificação. Na Engenharia os grupos produziram jogos físicos, enquanto na Ciência da Computação utilizaram a linguagem de programação para criar um jogo virtual. Tivemos resultados incríveis que mostram, na prática, a diferença proporcionada pela metodologia diferenciada”, explica Louise.

Olhares complementares

Atividades como as desenvolvidas na disciplina de Interação Comunitária, que envolve sete cursos, serão ainda mais comuns com a Graduação Multi. Responsável pelas aulas, o professor Jacks Soratto, já tem na bagagem as excelentes experiências proporcionadas pela iniciativa que promove atenção especial, sob diferentes olhares, para a integralidade do cuidado possibilitada com a união de olhares de estudantes de múltiplas áreas.

Conforme Jacks, essa é uma das disciplinas que representa maior significância na trajetória acadêmica dos estudantes e, portanto, pode representar aquilo que a Graduação Multi terá a oferecer como diferenciais ampliando os olhares para ações desse novo momento da formação na Unesc. “A disciplina tem sido um case de sucesso quando o assunto é processo formativo em uma perspectiva multiprofissional. Ela agrega oito cursos e mais de 450 alunos, que têm uma carga teórica de conteúdo ministrada pelo professor responsável que cada curso possui. A fusão dos cursos acontece no momento de análise de vida do território, na qual os alunos realizam a aproximação dos futuros locais de atuação profissional”, detalha.

Desta forma o processo formativo, de acordo com o professor, é permeado por práticas multiprofissionais e colaborativas. “Isso faz toda a diferença, uma vez que o objeto de trabalho das competências profissionais em saúde, assim como nas demais áreas e suas especificidades, exige uma multiplicidade de olhares para que consigamos prestar uma assistência à necessidade dos indivíduos e coletividades de forma mais assertiva”, pondera Jacks.

O mesmo olhar complementar é possibilitado, nas Licenciaturas, na disciplina de Teorias de Aprendizagem. Envolvendo diferentes cursos, a professora Fernanda Regina Luvison Paim já vem realizando trabalho de integração e diferenciação no processo de ensino. Conforme Fernanda, os acadêmicos que cursam a disciplina neste semestre, por exemplo, aplicaram roteiro com professores que estão em atuação nas escolas da região como forma de aproveitamento de suas experiências para a formação profissional.

Entre as estratégias encontradas na disciplina esteve a realização de entrevistas e aplicação de questionários com os professores para a obtenção de respostas sobre o que é ser professor em sala de aula, características das turmas e desafios no campo de atuação. “Entrelaçando as respostas com as leituras teóricas da disciplina os próprios alunos encontram conceitos sobre as práticas pedagógicas das escolas. Além de promover a reflexão e o aprimoramento, o contato multidisciplinar vai possibilitar que eles façam a diferença e realizem trabalhos multidisciplinares em seus campos de atuação logo ali no mercado de trabalho”, explica Fernanda.

A proposta diferenciada para os cursos de graduação da Unesc será implementada de forma simultânea em todas as áreas do conhecimento já a partir deste primeiro semestre de 2022.

Portas abertas

Os interessados em conhecer melhor os mais de 50 cursos de graduação em modelo presencial ou de Educação à Distância (EaD), no projeto Unesc Virtual, ou ainda mais de 40 oportunidades em especialização podem entrar em contato com a Instituição pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos em plantão pelo contato também no Whatsapp (48) 99644-1887 ou no 3431-2545, das 9 às 19h. A equipe está à postos também para atendimentos referentes à renegociação para que todos os acadêmicos possam regularizar as situações financeiras e efetivarem as matrículas para o próximo semestre.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo