Geral

Festa das padroeiras marca os três anos da Paróquia de Estação Cocal

Festa das padroeiras marca os três anos da Paróquia de Estação Cocal
Edson Padoin/Especial – Fotos: Pascom

A comunidade de Estação Cocal, em Morro da Fumaça, celebrou no último fim de semana e na terça-feira (25) a festa em honra a Santa Catarina de Alexandria e Nossa Senhora das Graças, padroeiras locais. As celebrações marcaram também os três anos de criação da Paróquia, conduzida pelo padre Marcos Rech. A programação religiosa reuniu fiéis das quatro comunidades que integram a paróquia.

As transladações das imagens mobilizaram os moradores. A de Santa Catarina de Alexandria partiu da comunidade de Mina Fluorita, enquanto a de Nossa Senhora das Graças saiu de Ribeirão D’Areia. Missas e momentos de oração reuniram grande público, além do jantar no sábado e do almoço festivo no domingo, que superaram as expectativas, segundo a organização.

Na terça-feira, a Igreja Matriz recebeu a Santa Missa presidida pelo bispo Dom Jacinto Inácio Flach, em celebração que marcou o aniversário da paróquia. “Fizemos uma missa bonita, igreja cheia, até com gente de pé”, destacou o padre Marcos Rech. Após a celebração, a comunidade recebeu gratuitamente carreteiro, risoto e saladas, em um salão lotado.

O evento também apresentou três jovens candidatas à rainha da festa, cada uma representando um grupo da paróquia: juventude, pastoral do dízimo e catequese. A mobilização arrecadou recursos para as atividades paroquiais, culminando no sorteio de mais de 30 brindes doados por moradores e empresários.

O padre Marcos avaliou a festa como “excelente em todos os aspectos” e reforçou o crescimento da paróquia nos últimos três anos, com formações, ampliação das pastorais e reformas nas quatro igrejas e salões comunitários. “Só neste ano, no primeiro semestre, nós dedicamos um esforço especial à formação de lideranças. Hoje contamos com um grupo de jovens com 35 integrantes, 30 acólitos que atuam nas missas solenes, 40 ministros da comunhão que auxiliam nas celebrações e visitam os doentes, além de um grupo de 54 coroinhas em toda a paróquia”.

O pároco aproveitou ainda para agradecer todos os moradores. “Estou muito contente com a participação e organização das comunidades. Agradeço ao povo, aos festeiros, aos coordenadores e aos meios de comunicação que realizaram a divulgação. É uma grande prece de gratidão a Deus e a cada uma das pessoas que fazem essa caminhada conosco”, concluiu.

Topo