Educação

Evento virtual marca recepção dos acadêmicos da Unesc para o segundo semestre

Evento virtual marca recepção dos acadêmicos da Unesc para o segundo semestre
ASSESSORIA UNESC

Transmissão dinâmica contou com a audiência de mais de 11 mil pessoas no YouTube.

O período de Volta às Aulas é sempre cheio de expectativas na Unesc. A vontade dos professores, dos colaboradores e da gestão é de voltar a encontrar os corredores cheios, a biblioteca e as cantinas movimentas, ver o contato entre colegas e mestres, o dinamismo e a agitação do campus. Desta vez, mais do que nunca, a saudade desse cenário é imensurável e o retorno teve características diferentes. Nesta quarta-feira (2/9), de forma excepcional, a retomada das atividades na Universidade foi mediada pela tecnologia, assim como as aulas ao longo dos últimos cinco meses, mas não com menos entusiasmo da Instituição, que tem nos alunos seu principal combustível.

Mesmo com o cenário ainda de alerta por conta da pandemia de Covid-19, a Universidade não mediu esforços para proporcionar um pontapé inicial especial para este segundo semestre. Ao invés de curtirem lounges, picolés e pipocas enquanto iniciavam o contato com os colegas, dessa vez os mais de 11 mil expectadores, acadêmicos, calouros e veteranos, puderam acompanhar um evento online, transmitido pela Unesc TV no YouTube, com direito ao reconhecimento do campus, diferentes apresentações artísticas, boas-vindas da reitoria e um panorama completo sobre o que lhes espera neste semestre.

A noite especial de boas-vindas, para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, marcou o início de uma nova jornada, diferente, cheia de aprendizados e que mereceu uma recepção à altura. “Essa noite representa a acolhida aos nossos calouros que chegam a Universidade pela primeira vez, agora de forma diferente, mas não com menor significado. É uma acolhida também aos nossos queridos veteranos, que retornam à Unesc plenos na incrível capacidade de superação que tiveram e que, mesmo em momento desafiador, seguem em suas trajetórias formativas com muito êxito, reunindo diferentes aprendizados”, destacou na transmissão, acrescentando a acolhida ainda aos professores, parceiros que têm se reinventado a cada dia para oferecer a melhor experiência e acolhida aos estudantes.

Ao apresentar a Unesc, Luciane destacou aos mais de 11 mil expectadores da recepção online, a Instituição que, há mais de 52 anos, é pautada na formação de excelência e que tem como missão educar por meio do Ensino, da Pesquisa e da Extensão para promover a qualidade e a sustentabilidade do ambiente de vida. Para encarar o cenário importo pela pandemia, conforme a reitora, mais uma vez a Universidade se reinventa e se supera.

“Vencemos um primeiro semestre cheio de novidades e imposições da pandemia e estamos prontos para esse segundo momento com soluções ainda melhores. Organizamos um semestre pautado em três premissas: o cuidado com a vida por meio de protocolos de biossegurança muito bem elaborados, abrangentes e cuidadosos; a excelência acadêmica ao desenvolvermos percursos formativos que compreendem as necessidades e as possibilidades, tanto dos alunos, quanto dos professores; e, por fim, a tecnologia para oferecer as melhores experiências formativas a todos vocês. Assim, seguimos plenos de que estamos oferecendo o melhor e certos de que juntos superaremos os tempos diferentes e nos fortaleceremos”, completou.

Novos formatos

O planejamento da Unesc para o início do semestre e posteriormente a retomada gradual das atividades no campus foram apresentados no evento pela pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, e pelo Diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, que, ao vivo das salas de aula já equipadas, exemplificaram como serão as transmissões feitas aos alunos.

Conforme Indianara a Universidade está preparada para, a partir de avaliações, lapidações dos trabalhos já realizados ao longo dos últimos meses e formações continuadas com toda a equipe, iniciar o semestre já com algumas novidades. “Neste momento não podemos nos encontrar presencialmente e seguimos com as atividades de forma remota. O ambiente virtual de aprendizagem e a sala do Google Meet continuam sendo nosso ponto de encontro, mas a Universidade já pronta, com uma série de investimentos em biossegurança e tecnologia, para o retorno seguro assim que possível”, salientou.

A previsão do início gradual das atividades no campus, de acordo com Marcelo, é para o dia 21 de setembro, podendo sofrer alterações conforme a situação da pandemia na região. “A partir desta data teremos os professores ministrando suas aulas em ambiente universitário. Essa escolha se dá para que tenhamos uma experiência de presencialidade, na qual a mediação do professor em ambiente de sala de aula possa ser mais efetiva do ponto de vista de recursos estratégicos, como projetores, quadro, peças de laboratório, entre outras questões que vão propiciar uma experiência mais significativa e efetiva”, pontuou o diretor.

Ao longo da transmissão, que segue disponível no canal da Unesc TV no YouTube, os expectadores puderam acompanhar apresentações do Musical Unesc, da Cia de Dança e uma performance especial preparada pelo Setor de Arte e Cultura da Unesc.

Apresentaram-se ainda aos veteranos e calouros a equipe completa da reitoria da Universidade, assim como lideranças do Diretório Central dos Estudantes (DCE), deixando suas mensagens de boas-vindas e o convite para que logo possam estar vivenciando juntos as oportunidades do campus.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo