Geral

Evento para Mulheres Agricultoras reúne mais de 70 participantes

Evento para Mulheres Agricultoras reúne mais de 70 participantes
DAIANA CARVALHO / PMMF

Palestra destacou a importância do empoderamento e do protagonismo das mulheres do campo.

Com expressiva adesão da comunidade, a palestra realizada pelo Departamento de Agricultura de Morro da Fumaça, juntamente com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), nesta quarta-feira, 20, reuniu aproximadamente 70 mulheres.

“O número de mulheres nos surpreendeu. Tivemos uma tarde muito quente, acreditávamos que muitas acabaram não comparecendo. Felizmente tivemos um bom público e conseguimos  oportunizar um excelente momento de integração e aprendizado para elas”, avalia a coordenadora do Departamento de Agricultura, Patrícia Coral.

O evento, realizado no Salão Paroquial da Linha Torrens, contou com a participação da antropóloga Rose Gerber com a palestra ‘Agricultoras e o processo contínuo de empoderamento e protagonismo’. “A mensagem abordada tem como objetivo dizer que ninguém nasce empoderado ou protagonista, a gente exerce no dia a dia, e é um exercício contínuo. As mulheres no espaço rural, em termos de América Latina, Caribe, são responsáveis por até 80% da produção de alimentos. Então, isso já é um grande motivo para que mulheres que atuam no campo se empoderem, independente de trabalhar direto na roça ou na agroindústria. As mulheres, além de gerar vida, elas geram sim esse alimento que alimenta o homem”, comenta Rose.

Além de um momento de aprendizado e descontração, na oportunidade, profissionais da Rede Municipal de Saúde marcaram presença no encontro ofertando testes rápidos, aferição de pressão arterial e realizando orientações sobre doenças, principalmente em relação a Dengue e a Covid-19 que estão em evidência na atualidade, devido ao aumento do número de casos.

Topo