Educação

Estudante de Morro da Fumaça na expectativa para o Enem

Estudante de Morro da Fumaça na expectativa para o Enem

O início das provas da edição 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam neste domingo (4) e contará com a participação de 5.513.662 candidatos que se inscreveram e estão aptos a realizar as provas.

A preparação para o Enem é um período de muito estudo, foco e concentração. A estudante de Morro da Fumaça, Náthaly Campos, 17 anos, que frequenta a escola Estadual Princesa Isabel conta que a preparação está sendo intensa e a ansiedade faz parte. “É a primeira vez que estarei realizando o Enem, e por este motivo estou me sentindo muito ansiosa, mas também confiante. Estudo principalmente na escola e em casa, por meio de vídeos no YouTube e simulados”.

Para a estudante, o fato de atualmente o Enem ser realizado em dois finais de semana foi positivo. “Achei melhor a prova ser aplicada em dois domingos. Pois, assim não fica tão cansativo para quem está realizando a prova”.

O apoio familiar tem sido determinante na busca pelo objetivo que é alcançar a vaga em uma universidade. “Minha família com certeza tem um papel muito importante para que eu possa estar realizando a prova. Eles sempre me ajudaram quando precisei, e nunca deixaram de me incentivar nos estudos”, destaca Náthaly.

Este ano o Enem traz algumas novidades, uma delas é o acréscimo de 30 minutos no segundo dia de prova, a ser aplicada no domingo seguinte (11). Nesta data, os candidatos terão, ao todo, cinco horas para responder 45 questionamentos de matemática e outros 45 sobre ciências da natureza, os participantes poderão começar a fazer a avaliação às 13h30 (horário de Brasília) e concluí-la até as 18h30. “Quanto ao horário de verão que vai mudar no dia da prova, penso que muitas pessoas podem se atrasar, pois sempre causa um pouco de confusão. Ficarei atenta para chegar na hora certa e fazer a prova da maneira mais tranquila possível”, garante Náthaly.

Sobre o curso almejado, a estudante ainda está indecisa. “Estou em dúvida entre alguns cursos. Os que mais estou considerando são Ciências Contábeis e Programação. Penso em fazer na Unisul por conta da acessibilidade”.

Nestes dias que antecedem as provas Náthaly diz que vai aproveitar para rever alguns assuntos, manter o foco e buscar estar tranquila. “A preparação vem sendo feita há meses, seja na escola ou em casa. Agora é ter a certeza de que fiz o máximo que podia e acima de tudo manter a tranquilidade”, finaliza a estudante.

Angela Barbara Pereira

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo