Geral

Estudante de Morro da Fumaça conquista prêmio nacional de Arquitetura

Estudante de Morro da Fumaça conquista prêmio nacional de Arquitetura
Gabriela Recco / Com informações Unesc

O acadêmico Diogo Cechinel, morador de Morro da Fumaça e estudante da décima fase do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, recebeu na última segunda-feira (15) o prêmio de Estudante do NCD Summit 2025, um dos maiores encontros de Arquitetura e Design do Brasil, realizado em São José (SC).

O projeto apresentado por Diogo, chamado Casa Varanda, conquistou o júri técnico pela criatividade, inovação e qualidade arquitetônica. Mais do que uma proposta residencial, a obra dialoga com a identidade do município de Morro da Fumaça e as necessidades locais. No aspecto econômico, valoriza ao destacar a cerâmica, elemento cultural e produtivo do município. No campo social, responde aos desafios das cidades brasileiras ao projetar uma fachada fechada para a rua, que garante segurança, enquanto se abre para um pátio interno ajardinado, espaço pensado para promover convivência, bem-estar e contato com a natureza. Já no contexto geográfico, a residência foi concebida para o clima local, aproveitando ventilação natural por meio de tijolos vazados e garantindo conforto térmico e sustentabilidade.

Para o estudante, a premiação é um marco em sua trajetória. “É o reconhecimento da minha paixão por essa linda profissão”, destacou Diogo.

A premiação, reforçou não apenas a trajetória de excelência do curso, mas também a importância da formação acadêmica que alia teoria, prática e incentivo à participação em eventos de grande porte. “Este reconhecimento projeta o nome da Unesc e demonstra que nossos alunos estão preparados para enfrentar os desafios contemporâneos da profissão”, ressalta a coordenadora do curso, Aline Eyng Savi.

Topo