Educação

Estudante fumacense participa de competição de robótica no Canadá

Estudante fumacense participa de competição de robótica no Canadá

O estudante fumacense Adrian Frasson, 18 anos foi um dos escolhidos do Campus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) para representar o Estado na RoboCup 2018, uma competição mundial de robótica e inteligência artificial para alunos de ensino superior e ensino médio. Frasson foi acompanhado dos colegas do curso técnico em Mecatrônica, Sofia Meneghel Silva, 15, e Nicole Citadin, 16; Luís Fernando Silvestre, 17, e Gregory Topanotti, 18, da Engenharia Mecatrônica; e Suelen Reus Savi, 16, do curso técnico em Química, além do professor Guilherme Amorim Schmidt.

Os jovens que fizeram parte da equipe Siegel competiram na modalidade RoboCup RESCUE, onde nesta competição, o robô programado pela equipe deve desempenhar tarefas que simulam um resgate, em dez pistas com dificuldades diferentes. Eles disputaram contra equipes de Reino Unido, Eslovênia, México, Estados Unidos, China, Austrália, Japão e Brasil.

A edição de 2018 foi realizada em Montreal, no Canadá, durante o mês de junho.

“A nossa trajetória nesse evento começou no primeiro mês desse ano, quando o professor Guilherme constituiu uma nova equipe para participar da competição ficamos empenhados em construir o robô para a competição. A viagem nos proporcionou uma experiência de vida única e muito importante para nossa formação acadêmica, nos dando a oportunidade de conhecer novas culturas, pessoas e lugares”, coloca o estudante de Morro da Fumaça.

“A competição foi realmente difícil, mesmo a equipe tendo se desempenhado o máximo e, sem dúvida, a criação desse robô me proporcionou um aprendizado extremamente importante”, destaca Frasson.

Nessa Categoria, os robôs enfrentam uma grande variedade de desafios operando em espaços confinados. A competição incentiva as equipes a desenvolver soluções para problemas que incluem a condução em terrenos acidentados, a detecção do ambiente, a coleta e entrega de objetos, o controle intuitivo do operador e comportamentos autônomos.

GABRIELA RECCO

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo