Educação

Escolas da rede municipal farão momento da paz em Morro da Fumaça

Escolas da rede municipal farão momento da paz em Morro da Fumaça
Beatriz Coan / PMMF

Tema vem sendo debatido ao longo da semana e terá foco maior na quinta-feira (20).

Diante da sensação de insegurança em instituições de ensino, a Secretaria do Sistema de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Morro da Fumaça vem realizando, ao longo desta semana, atividades para promover a paz dentro das unidades. A ação principal ocorre nesta quinta-feira (20), véspera de feriado.

Amor, compaixão, respeito e amizade são alguns dos assuntos que viraram tema durante as aulas dos últimos dias. “O objetivo é transformar a atmosfera da escola, reforçar o sentimento de pertencimento dos alunos e a harmonia do local. Para isso, estamos fortalecendo valores importantes como respeito, empatia, ética e solidariedade”, conta a secretária do Sistema de Educação, Greicy Zaccaron.

Ações em sala de aula

Na Escola Maurina de Souza Patrício, além do assunto virar tema na sala de aula, o conteúdo foi transformado em bandeiras, cartazes e cartinhas. Todo o material produzido pelos estudantes foi exposto nas paredes da instituição que, inclusive, decorou a entrada da unidade com um arco de balões brancos para reforçar a mensagem de paz.

Já na Escola Agenor Bortolatto, a proposta tem sido tornar o ambiente mais alegre. Para isso, estão sendo realizadas brincadeiras, contação de histórias, em alusão ao Dia do Livro Infantil, celebrado no dia 18 de abril, e o recreio está sendo musical para deixar o dia mais animado.

Momento de paz

As atividades voltadas à paz vão se concentrar na quinta-feira em todas as unidades de ensino. Para marcar o momento, os estudantes de algumas das escolas vão à aula utilizando camiseta branca.

O dia contará com momentos de oração, reflexão e cantoria em todas as instituições. Na Escola Olivio Recco, por exemplo, os alunos e professores unirão as mãos para “abraçar” o local e, em seguida, vão soltar quatro balões em homenagem às crianças de Blumenau, vítimas de um atentado dentro da escola.

Além das orações, a Escola Biazio Maragno também irá entregar mensagens de paz para os pais retirarem na frente da instituição quando forem levar os seus filhos. Já a Escola Vicente Guollo vai marcar o dia com o “Momento pela paz”, celebração em que os alunos vão refletir sobre valores, cantar músicas de paz e soltar balões brancos.

Os estudantes da Escola Pietro Maccari irão escrever mensagens de paz, harmonia e amor para que seja montado um varal no pátio da unidade. Além disso, os alunos da Educação Infantil levarão flores para oferecer como símbolo de paz e carinho.

Por fim, na Escola Zuleima Burigo Guglielmi, a quinta-feira será marcada por palavras positivas e de acolhimento, apresentação teatral sobre o tema e uma oração coletiva com música de paz.

Topo