Educação

Escolas de Morro da Fumaça trabalham na prevenção ao abuso sexual infantil

Escolas de Morro da Fumaça trabalham na prevenção ao abuso sexual infantil
GUSTAVO MILIOLI / PMMF

Com ações alusivas ao Maio Laranja, crianças e adolescentes do município receberão orientações sobre o tema.

Em alusão ao Maio Laranja, as crianças e adolescentes das escolas de Morro da Fumaça participarão ao longo do mês de ações de prevenção e combate ao abuso sexual infantil. Nesta sexta-feira, dia 13, os aproximadamente 600 estudantes matriculados nos 5ºs e 6ºs anos da rede de ensino assistiram a uma apresentação teatral vinculada ao tema, no Centro de Múltiplo Uso do bairro Esperança.

De acordo com Saionara Freitas, diretora do Departamento de Assistência Social de Morro da Fumaça, o Centro de Referência de Assistência Social (Creas) tem um papel fundamental na orientação de quais cuidados o público infantil precisa tomar para não ser vítima de violência, e que a denúncia sempre deve ser a primeira atitude a ser tomada após o ato criminoso.

“Esse trabalho propicia uma aproximação dos jovens com os profissionais do Creas. Queremos que eles fiquem em alerta diante de comportamentos estranhos e que, caso venham a ser vítimas, sejam acolhidos, protegidos e denunciem”, pontua, acrescentando que o Disque 100 é o número que recebe as queixas, sem romper o anonimato.

No Brasil, o dia 18 de maio foi o escolhido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil. Entre as demais atividades proporcionadas pelo Creas de Morro da Fumaça, estão a distribuição de cartilhas informativas e camisetas temáticas, a realização de palestras e rodas de conversa com os estudantes da rede de ensino e a abordagem do tema nas salas de aula.

“Precisamos fazer valer o Estatuto da Criança e do Adolescente. O ideal é anteciparmos o problema, trabalhando na prevenção, para que não passem por esse trauma psicológico, que pode ser imensurável, caso a vítima não seja acolhida da forma adequada”, finaliza Saionara.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo