Educação

Escola Profissional Idalina Machado de Freitas recebe homenagem na Câmara de Morro da Fumaça

Escola Profissional Idalina Machado de Freitas recebe homenagem na Câmara de Morro da Fumaça
SAMUEL WOYCIEKOWSKI / CMMF

Mais de 15 mil alunos passaram em 59 anos da Escola Profissional em Morro da Fumaça ao longo dos anos, onde diversos cursos profissionalizantes foram oferecidos à população fumacense.

Colaboradores da Escola Profissional Municipal Idalina Machado de Freitas de Morro da Fumaça estiveram presentes no Legislativo fumacense onde receberam homenagem pelos 59 anos da instituição. A Escola foi fundada 30 de março de 1963, como Escola Feminina de Corte e Costura „‟Professora Idalina Machado de Freitas”, pelo prefeito em exercício à época, o Sr. Jorge Silva.

A homenagem foi feita através da Moção de Aplauso nº 02/2022 de autoria do vereador Luciano Formentin Pereira (PSL) e foi aprovada por unanimidade pelos vereadores do parlamento. A Secretária de Educação, Greice Salvador Zaccaron e a diretora da instituição  Dionéia Saviatto Maccari, foram quem representaram a escola.

“É uma honra prestar essa homenagem à escola que completou 59 anos de idade neste ano, uma escola que transformou a vida de muita gente, homenagem muito merecida, mais de 15 mil alunos passaram pela instituição. Foram anos educando e ensinando muita gente, parabéns a todos que construíram essa história e colaboraram na vida de tanta gente”, comentou o vereador Luciano.

A diretora Dionéia falou em nome dos atuais colaboradores da instituição durante a homenagem e agradeceu a todos que de alguma forma colaboraram com os trabalhos realizados em todos esses anos. “Nós profissionais nos sentimos honrados, não se trata de um mérito exclusivo nosso, mas sim de todos que passaram pela instituição e que tiveram a nobre tarefa de educar, fazendo a diferença na educação de Morro da Fumaça. Agradeço aos mais de 15 mil alunos que depositaram a confiança em nosso trabalho em todos esses anos, tenho muito orgulho de fazer parte dessa história”, falou.

“Em nome da Secretaria de Educação e do Governo Municipal nos sentimos lisonjeados pelo reconhecimento concedido nessa noite a todos os profissionais que fizeram parte da Escola Profissional Idalina Machado de Freitas, a todos que proporcionaram atividade de trabalho que pudesse capacitar e profissionalizar tantos munícipes.

Lembranças

Durante a homenagem os vereadores falaram sobre lembranças de quando foram alunos da escola e histórias que marcaram suas vidas como estudantes. A vereadora Silvana de Vasconcelos (MDB) se emocionou ao falar de sua lembrança de quando fez curso de datilografia, citou a ampliação feita na instituição pelo seu pai, então prefeito municipal, Claudionor de Vasconcelos. “A escola traz lembranças para muitas famílias e eu tenho lembranças muito fortes dos momentos de aprendizado, dos cuidados e do cuidado educacional naquela escola. Em uma oportunidade eu fui convidada para atuar como auxiliar de sala de aula na instituição. As famílias que passaram pela escola possuem sempre boas histórias sobre a Escola Profissional”, disse.

“Escutando as histórias muito bonitas sobre a escola, quero parabenizar a Dionéia por fazer parte dessa história, Greice pela dedicação e humildade que você tem. Parabéns professores, educadores, diretores e jovens que fizeram parte dessa escola. Jovens valorizem seus professores e educadores, são quem fazem o futuro no nosso país”, explanou o vereador Ricardo Pacagnan da Rocha (PP).

A vereadora Jorgia Guglielmi (PSDB) comentou que também faz parte da história da escola. “Foi lá na Escola Profissional que fiz minha aula de datilografia e informática. Temos muitas histórias da escola e me ajudou muito, foi essencial e com certeza é uma referência para nosso município”, disse.

O presidente do Legislativo, Robson Francisconi (PP), o Robinho, parabenizou o autor da Moção de Aplauso,os professores, diretores e todos que fizeram parte da história da instituição. “Eu também faço parte dos mais de 15 mil alunos que passaram pela Escola Profissional. A quantidade é quase toda a população de Morro da Fumaça. Foi lá que fiz aula de informática e datilografia, reconheço que foi muito importante para que hoje eu pudesse digitar tão bem quando utilizo o computador. Muita gente tem história lá e foi educada na Escola Profissional”, finalizou.

Uma breve história da Escola Profissional

Fundada em 30 de março de 1963, como Escola Feminina de Corte e Costura „‟Professora Idalina Machado de Freitas”, pelo prefeito em exercício à época, o Sr. Jorge Silva, a escola não possuía sede própria e, nos primeiros anos de funcionamento, instalou-se na residência do Sr. Armênio, local que também ficou conhecido como “Abafadinho”. As atividades, portanto, eram desenvolvidas na rua Vanteiro Margot, nas proximidades do centro do município.

Já no ano de 1972, no mandato do Sr.Getúlio Pagnan, foi construída a sede própria da escola na Rua José Guglielmi, centro da cidade, onde atualmente mantém-se em funcionamento. Na época, oferecia apenas dois cursos profissionalizantes: bordado e tricô, tendo como professora a Sra. Teresinha Duarte Cechinel; e o curso de Corte e Costura, ministrado pela professora Vanolda Gregório Espindola Pagnan, que, em 1965, passou a responder como primeira diretora da instituição.

No decorrer da história dessa unidade, tivemos outras diretoras, a citar: Lídia Savaris Zanatta, Marlene Vasconcelos, Adulce Formaesnski Novakoski, Maria Das Dores Maccari, Marilúcia Cechinel Pagnan, Idenes Patrício, Regina de Almeida e Aline Salvan. Atualmente, A instituição está sob a direção da professora Dioneia Aparecida Saviatto Maccari.

No ano de 1976, foi criado, oficialmente, o Jardim de Infância denominado de “Zuleima Búrigo Gugliemi”, em funcionamento no mesmo prédio. Com o aumento das matrículas e também com a criação das Séries Iniciais na escola Zuleima Búrigo Guglielmi, foi necessária a ampliação da unidade com a construção de um 2º piso. A obra de ampliação, portanto, ocorrera na 1ª gestão do Sr. Claudionor de Vasconcelos e, mesmo assim, não foi possível comportar as duas modalidades de ensino no mesmo prédio. Dessa forma, a equipe e as atividades da escola profissional foram transferidas para o prédio da E.E.B.M. Pietro Maccari, onde lá permaneceu por 11 anos, só retornando à sua antiga sede em 2011. Com o passar do tempo, alguns cursos foram extintos e outros foram criados para atender a demanda em virtude de outras necessidades.

Hoje, a escola oferece sete cursos profissionalizantes e conta com oito funcionários: uma zeladora, seis instrutoras profissionalizantes e uma diretora. Os cursos são ofertados nos dias úteis da semana em períodos diferenciados.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo