Geral

Engenheiro ambiental e sanitarista surge como profissional essencial para planejar e executar as mudanças necessárias ao futuro da humanidade

Engenheiro ambiental e sanitarista surge como profissional essencial para planejar e executar as mudanças necessárias ao futuro da humanidade
ASSESSORIA UNESC

Unesc forma profissionais capazes de pensar e articular projetos em diversas áreas.

Uso inadequado dos recursos naturais, desmatamento, escassez de recursos hídricos, falta de saneamento básico, mudanças climáticas. O rol de problemas relacionados à saúde do planeta é extensa e a preocupação em agir de forma eficiente para minimizar os impactos ambientais causados pelo homem tem demonstrado, cada vez mais, a importância de estratégias e ações. Neste cenário, a figura do engenheiro ambiental e sanitarista aparece com força, uma vez que este profissional está apto a analisar e buscar formas de dar continuidade ao desenvolvimento social e econômico sem desviar o foco da preservação e conservação dos ecossistemas.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), até 2030, serão criados pelo menos 20 milhões de empregos ligados às práticas ambientais responsáveis em todo o mundo. E a julgar pelo tamanho do território brasileiro que carece de proteção ambiental, teremos uma necessidade de muitos profissionais qualificados.

A Unesc oferece um curso de Engenharia Ambiental e Sanitária com 22 anos de experiência na formação de profissionais diferenciados e com consciência da importância de seu trabalho para a sociedade. Na Universidade, o futuro engenheiro ambiental e sanitarista o faz o seu processo de formação tendo ao lado professores e pesquisadores com mestrado e doutorado e experiência em importantes segmentos ambientais da região.

Além disso, o estudante contará com uma excelente estrutura física e com laboratórios como de Física, Química, Solos, Recursos Hídricos, Hidráulica, Geoprocessamento, Informática, Ambiental e Sanitária bem equipados. “Na Unesc, o aprendizado em Engenharia Ambiental e Sanitária também se dá por meio de visitas técnicas e saídas de campo que permitem ao estudante uma maior relação do conteúdo teórico com a prática profissional e fixação do aprendizado”, conta a coordenadora de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unesc, Marta Hoffman.

A coordenadora comenta ainda que o curso incentiva os alunos a participarem de projetos de extensão e pesquisa e oferece a experiência de atuarem em uma empresa júnior. “Tudo isso possibilita ao aluno, ainda enquanto acadêmico, fomentar o aprendizado prático em sua área de atuação e se aproximar do mercado de trabalho”.

O curso possui ainda parcerias com empresas, hospitais, prefeituras, fundações, instituições, indústrias, e universidades internacionais e com o Parque Científico e Tecnológico da Unesc (Iparque), onde os acadêmicos realizam estágios obrigatórios e não obrigatórios, possibilitando um maior contato dos mesmos com o mercado de trabalho.

Vasta área de atuação

O profissional formado em Engenharia Ambiental e Sanitária pode atuar em diversas áreas, tanto na esfera pública quanto privada, buscando solução para problemas ambientais demandados pela sociedade, com ética e humanidade.

Segundo a coordenadora do curso, dentro da área de atuação deste profissional estão: controle de poluição; saneamento, com projetos de estação de tratamento de águas e efluentes e de tratamento de resíduos; planejamento e gestão ambiental; recuperação de áreas degradadas; gestão de recursos hídricos; geoprocessamento; educação ambiental; licenciamento ambiental; energias renováveis; consultoria e perícia ambiental e gestão de resíduos.

“Temos egressos atuando em diversas frentes, desde a gestão de projetos, até integrando equipes multidisciplinares, realizando pesquisas ou ajudando a formar novos profissionais. O nosso curso proporciona uma formação abrangente e humana, o que permite aos profissionais estarem em indústrias, empresas de construção civil,  infraestrutura hidráulica e de saneamento, em prefeituras, em organizações, em fundações de meio ambiente e demais instituições públicas de cuidado ambiental, além de serem empreendedores na área”.

Conheça o curso e suas oportunidades

As aulas do ano letivo de 2021 na Unesc iniciam no dia 1º de março e as matrículas para o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária seguem abertas nesta reta final. Aos graduados em Engenharia Ambiental, a Universidade também oferece complemento da formação, na área Sanitária.

O curso oferece aulas no período noturno para as novas turmas e os interessados em conhecer mais de perto a matriz curricular da graduação, assim como a estrutura da Universidade ou as oportunidades de bolsas de estudo podem entrar em contato com a Instituição por meio dos telefones (48) 343145-00 ou (48) 99915-0433.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo