Educação

Engenharia Civil: Mercado aquecido pede profissionais multifacetados

Engenharia Civil: Mercado aquecido pede profissionais multifacetados
ASSESSORIA UNESC / FOTO: ARQUIVO

Curso da Unesc oferece formação humana e que permite ao profissional seguir vários caminhos dentro da carreira.

Inovação, tecnologia, educação e humanização são palavras que combinam muito com o curso de Engenharia Civil. Para além dos cálculos, o engenheiro civil é um profissional que costuma atuar com gestão, com desenvolvimento de projetos, com execução, com acompanhamento técnico e fiscalização de obras, isso, em várias frentes das possibilidades que o mercado oferece, novos nichos ou tendências identificadas.

O mercado de engenharia civil é, por si só, bastante amplo em tamanho e diversidade. O profissional da área pode atuar na elaboração de projetos, especificação de processos construtivos, execução, supervisão e planejamento de obras, assessoria e consultoria, projeto de estradas e de abastecimento de água e saneamento, geotecnia, avaliações, perícias e pesquisas com novas tecnologias. E na maioria do tempo o engenheiro civil não trabalha sozinho, já que é papel do engenheiro liderar equipes e acompanhar os avanços de uma obra.

Com o mercado aquecido, sobretudo da construção civil, a demanda por profissionais da área deve subir neste e nos próximos anos. Ele é um dos setores que vem se destacando durante a pandemia de Covid-19, e a tendência é que continue aquecido. Um indicativo da afirmação anterior está na própria Universidade. “Estamos com cerca de 20 vagas de estágio abertas e não temos alunos para preencher, pois todos já estão realizando estágio em empresas e projetos da região. Estamos em contato direto com o setor da construção civil e analisando os panoramas do mercado, acredita-se que vai faltar profissional de Engenharia Civil nos próximos dois ou três anos”, afirma a coordenadora do curso de Engenharia Civil da Unesc, Elaine Guglielmi Pavei Antunes.

Profissionais diferenciados para o mercado

Segundo Elaine, para formar um profissional diferenciado, a Unesc lança mão de uma estrutura que é destaque entre as Instituições de Ensino Superior catarinense. O curso utiliza as instalações do Parque Científico e Tecnológico (Iparque) para as aulas, nos laboratórios de Materiais de Construção Civil, de Mecânica dos Solos, de Estruturas, de Física, de Química e de Informática. “Um dos pontos importantes na formação de novos engenheiros civis é a estrutura para o desenvolvimento das atividades acadêmicas. Aqui na Unesc, os alunos aprendem colocando a ‘mão na massa’ nas atividades práticas e de pesquisa em laboratórios de ponta. Além disso, como o Instituto de Engenharia e Tecnologia do Parque Científico e Tecnológico, onde funcionam os laboratórios do curso, prestam serviços para empresas, nossos acadêmicos que realizam estágio neste local têm contato com o setor produtivo”, afirma.

Outro ponto levantado pela coordenadora do curso é a tecnologia como aliada do engenheiro civil. Para preparar os alunos para esta nova realidade, ela salienta que o curso oferece disciplinas que trabalham com a gestão da construção, utilizando a tecnologia 3D e softwares como ferramentas de aprendizado.

Elaine aponta ainda outra questão importante para a formação do engenheiro civil: o contato com profissionais de destaque na área. Por isso, o curso promove visitas técnicas a empresas regionais, estaduais e nacionais, além do contato com órgãos como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea/SC) e a participação em eventos nacionais e internacionais.

E por falar em eventos, vários dos alunos que colaboram com as pesquisas desenvolvidas pelo curso ou com a participação dele, apresentam os estudos em congressos. Muitos deles ainda experimentam mais uma parte da iniciação científica, que é a escrita de artigos para revistas especializadas da área. Tudo isso, com o acompanhamento e orientação de professores altamente qualificados, com especialização, mestrado e doutorado e experiência em diversas empresas e na pesquisa.

Matrículas abertas

Os interessados em fazer parte do time de Engenharia Civil da Unesc, podem conhecer detalhes do curso, suas disciplinas, possibilidades de desconto e ingresso, entrando em contato pelo telefone (48) 3431-4500 ou pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo