Educação

Emoção marca formaturas de Medicina e Odontologia da Unesc

Emoção marca formaturas de Medicina e Odontologia da Unesc
ASSESSORIA UNESC

Fim de semana foi de festa para os novos profissionais, que saem da Universidade altamente qualificados para atuar no mercado de trabalho e contribuir com a sociedade.

A Unesc é feita de abraços. E foram justamente estes abraços calorosos que deram o tom das formaturas dos cursos de Medicina, na sexta-feira (16/12), no AM Master Hall, e de Odontologia, ocorrida na noite deste sábado (17/12), na Sociedade Esportiva e Recreativa Mampituba.

Abraços afetuosos e demorados seguidos de palavras de carinho da reitora Luciane Bisognin Ceretta ao colocar o capelo sobre a cabeça de cada um dos formandos; abraços nos pais, que acompanharam e incentivaram ao longo da faculdade; abraços entre os colegas que conviveram durante os últimos anos nas salas de aula e laboratórios. Ao todo, foram 49 médicos e médicas e 35 dentistas formados no fim de semana.

A reitora lembrou que a Unesc é uma instituição comprometida com a excelência, mas também com o papel social. “Na nossa Universidade formamos técnicos de excelência, mas temos a preocupação de como estes profissionais se comportam na sociedade, por isso valores como ética, humanidade, solidariedade, cooperação são imprescindíveis e inegociáveis na nossa formação. A Unesc completa 55 anos em 2023, sendo uma instituição comunitária que nasceu dos anseios da população, cresceu e apresenta conexões com mais de 50 países, sendo referência em diversas áreas do conhecimento, se destacando na área da saúde e na formação em Odontologia. A nossa Universidade possui um projeto pedagógico para formação acadêmica de excelência pautado nos princípios inovadores dos tempos atuais”, comentou.

Luciane reforçou ainda que os mais de 50 cursos de graduação são muito bem avaliados pelo Ministério da Educação (MEC). “Todos com conceitos entre quatro e cinco, de um máximo de cinco. Já os nossos programas de Mestrado e Doutorado têm formado grandes pesquisadores e cientistas com mais de 500 projetos de iniciação científica. A Unesc é a marca mais lembrada em educação superior, recebendo o Top Of Mind, e também reconhecida com o prêmio de responsabilidade social da Assembleia Legislativa pela sexta vez consecutiva. É a Universidade mais empreendedora de Santa Catarina. Contribuímos todos os dias com o desenvolvimento socioeconômico, cultural e ambiental da região, estado e país. O curso de Odontologia apresenta uma equipe de professores de excelência, mestres e doutores, uma das clínicas mais bem equipadas do país, projetos de pesquisa e extensão, muito destacados”, relatou.

Anos de luta até a conquista

A trajetória ao longo dos anos de faculdade foi lembrada pelos formados Marcela Fregnhani dos Santos e Gabriel Gutérres Etetchúrri. “Alguns deixaram o conforto de suas casas a quilômetros de distância, outros enfrentaram viagens diárias, também tivemos aqueles que renunciaram momentos com filhos, famílias e amigos. Em toda a caminhada, o maior sentimento é de gratidão”, contou Marcela.

A pandemia foi recordada por Gabriel que, em nome dos colegas, fez questão de agradecer os pais pelo incentivo e parceria. “Obrigado por acreditarem no nosso sonho e vivê-lo conosco. Sem dúvida, todo esforço e carinho nos leva a esta conquista. Esta vitória é de todos. Estendemos ainda esta gratidão aos outros familiares e amigos que contribuíram com o nosso crescimento com o seu apoio que foi tão fundamental em todo instante”, citou.

A importância dos pais na trajetória acadêmica também foi lembrada pela paraninfa, professora Rafaela Antonini. “Eu sei o quanto esta solenidade é importante para os nossos queridos formandos, mas sei que também é importante para os pais, familiares e pessoas que os acompanham, por isso o meu respeito e admiração pelo apoio indispensável no decorrer do curso. A faculdade é um sonho e agora tornou-se realidade. Talvez o maior passo para a realização profissional e pessoal de cada um de vocês. Tivemos momentos felizes, engraçados, sérios, críticos, mas sempre com respeito, liberdade e amizade. Uma turma unida, parceira e persistente. Uma persistência que está sendo recompensada”, relatou.

Mais 49 médicos e médicas no mercado

A colação do curso de Medicina, ocorrida na última sexta-feira (16/12), em cerimônia festiva na AM Master Hall, marcou mais uma etapa de estudos e de muita dedicação dos agora formados em Medicina. Na plateia, os familiares e amigos com o coração quentinho, tamanha a emoção e orgulho ao presenciar a solenidade tão esperada em um ambiente todo decorado como o evento merece. As estrelas da noite se emocionaram e passaram esta emoção ao público presente.

Em suas palavras, a reitora Luciane Bisognin Ceretta falou sobre os ensinamentos deixados pela instituição, que é comunitária e uma das 20 melhores universidades não estatais do país. “Na Unesc, ensinamos também valores humanos, e alguns, em especial, a coragem, a firmeza, a bravura, a ousadia, a generosidade e a liberalidade”, disse.

A reitora ainda fez um pedido especial para os novos médicos e médicas. “Nunca esqueçam dos princípios nos quais se formaram, que não desistam de lutar a boa luta e que inspirem-se na vida, na alegria e na virtude. Continuem amando a carreira que escolheram e as pessoas que os procurarem. Nos dias nebulosos, lembrem-se de uma frase de Guimarães Rosa: qualquer amor já é pouquinho de saúde, um descanso na loucura”, descreveu. “Sejam embaixadores da defesa e da proteção desta Unesc, que nasceu comunitária, se desenvolveu comunitária e será perene como comunitária, além de ser um verdadeiro patrimônio intelectual do Sul do estado de Santa Catarina. Quero aproveitar para agradecer a todos os professores pela ciência, dedicação e a capacidade de exercer a nobre e complexa tarefa de ensinar e formar melhores cidadãos”, agradeceu Luciane.

Paraninfa de todas as médicas e médicos, a professora Juliana Lorenzoni Althoff, disse que ficou honrada com o convite e falou da nobreza em servir ao próximo. “O bom médico nos dias atuais sabe trabalhar em equipe. Leiam, aprendam e investiguem sempre. Ser médico é priorizar a vida do outro e seus valores. Quando se escolhe fazer medicina vem junto o amor profundo ao ser humano. Sejam empáticos e brilhem muito”, sublinhou a professora.Unesc forma mais 49 médicos em cerimônia festiva

As histórias lindas ao longo dos seis anos de graduação foram enumeradas pelos oradores Luan Esmeraldino Nesi e Maria Laura Reis Remor. Eles lembraram cada detalhe do dia a dia e das conquistas coletivas. “Começamos sonhando, tivemos pesadelos ao longo do caminho e hoje é o momento de acordar. Nosso sonho finalmente se tornou realidade. Foram seis anos incríveis e intensos”, disseram.

Segundo eles, foi na turma 171 que as amizades foram construídas e que cresceram como seres humanos. “Aprendemos a dividir, a debater, a respeitar. Somos gratos por todo ensinamento, pela Unesc e pelos nossos professores”, retribuíram. A noite contou ainda com muitas homenagens e carinhos.

Compondo a mesa de honra, a presidente do Legislativo de Criciúma, Roseli De Lucca Pizzolo, tinha um motivo mais que especial: a filha Joana era uma das formandas. “Estou muito feliz em estar aqui falando para vocês. Não esqueçam do juramento feito agora a pouco. Vocês são excepcionais”, enfatizou ela, que também é egressa da Unesc. “Uma cidade que tem a Unesc é uma cidade abençoada. Temos muito orgulho de termos uma Universidade como a Unesc”, ressaltou.

Times Higher Education

A reitora ainda destacou, em seu discurso, que na Unesc, a pesquisa é pujante, o ensino é de excelência. Além de diversas conquistas alcançadas ao longo do ano, Luciane lembrou mais uma: a classificação da Times Higher Education que avalia as universidades em todas as suas missões, como ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais, baseado em 13 indicadores de desempenho e a coloca entre as 150 melhores instituições.

“Sejam abençoados e felizes, até quando o permitir nossa existência acalentada pelo senso de justiça, pela esperança sempre renovada do dever cumprido, pela amizade nessa trajetória luminosa de que eu tive a honra e o imenso prazer de participar como reitora”, finalizou.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo