GABRIELA RECCO
O prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo, apresentou uma avaliação positiva do primeiro ano de sua gestão à frente do município em entrevista ao site Morro da Fumaça Notícias. Segundo ele, o período foi marcado pela organização administrativa, fortalecimento da transparência, captação de recursos e execução de obras importantes para o desenvolvimento da cidade.
Desde o início do mandato, a administração municipal priorizou a estruturação da gestão pública, com foco no planejamento, no controle de gastos e na eficiência dos serviços. Esse trabalho refletiu diretamente na melhoria dos índices de transparência do município, conforme avaliação do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC), colocando Morro da Fumaça em posição de destaque no cumprimento das boas práticas de gestão pública.
“A transparência não é apenas uma obrigação legal, é uma escolha política que eu e o vice-prefeito Davi Pellegrin fizemos desde que assumimos. Governar com clareza, responsabilidade e respeito ao cidadão sempre foi uma das nossas prioridades”, destacou. Outro ponto enfatizado pelo prefeito foi a busca constante por recursos junto aos governos estadual e federal, além de emendas parlamentares, visando ampliar os investimentos em diversas áreas.
“Fomos atrás de recursos para investir em todas as áreas. Nosso objetivo é garantir obras, programas e melhorias que façam a diferença na vida das pessoas. Com muito diálogo, conseguimos garantir investimentos importantes que vão começar a aparecer logo no início de 2026”, disse.
Entrega de obras
Durante o primeiro ano de governo, a atual gestão também deu continuidade e concluiu obras iniciadas na administração do ex-prefeito Noi Coral, reforçando o compromisso com a responsabilidade administrativa e com a conclusão de projetos que estavam em andamento, como a nova Escola Vicente Guollo e o asfalto na Rua Santo Antônio.
Do primeiro ano de governo, Guollo destaca que uma das principais conquistas foi assegurar o vale-uniforme para cerca de três mil crianças da rede municipal de ensino, auxiliando as famílias e promovendo igualdade entre os alunos. “Essa iniciativa é um marco histórico para Morro da Fumaça, porque ajuda as famílias, garante igualdade para os alunos e demonstra o cuidado da nossa gestão com as pessoas, com a educação e com quem mais precisa”, afirmou. “Também amentamos em 20% o salário dos professores ACT’s, valorizando estes profissionais e criando melhores oportunidades”.
Maggiofest, Sala de Atos e Viva MF
Ele também destacou o sucesso da edição deste ano da Maggiofest, o aumento do vale feira para a agricultura familiar, a realização do concurso público, a entrega da Sala de Atos Octávio Naspolini e Sala do Empreendedor, o georreferenciamento da cidade, o fortalecimento do Natal e do Viva MF em parceria com o comércio local.
“Poderia ainda falar do projeto de vôlei para os idosos, das ações no esporte, na cultura, enfim, foi um primeiro ano de muito trabalho, organização e planejamento. Os resultados começam a aparecer, e eu e o Davi seguimos com o compromisso de fazer ainda mais por Morro da Fumaça nos próximos anos”, colocou.
Pavimentação e Rua Coberta
Para fechar 2025, o prefeito Eduardo Guollo comemora a entrega da primeira etapa do Parque Linear, que vem modernizando a parte central do município, e o anúncio da pavimentação da Avenida Júlio Coral e da construção da Praça Coberta. “Morro da Fumaça precisa de infraestrutura para crescer, e estamos fazendo isso com planejamento. Estamos pensando no futuro e vamos fazer os investimentos de forma ordenada”, acrescentou.
O Chefe do Executivo também frisou a importância da conclusão de obras do Governo do Estado em Morro da Fumaça, como a revitalização das rodovias Genésio Mazon (SC-445), Aristides Bolan e Olívio Cechinel, que também teve as passarelas entregues após mais de 10 anos de luta. “Tudo isso foi possível graças a interlocução e capacidade de diálogo. São conquistas importantes, e por fim tenho certeza de que as obras na SC-442 serão finalizadas no próximo ano”, ponderou o prefeito.
Ao encerrar sua fala, o prefeito Eduardo Sartor Guollo destacou a parceria com o vice-prefeito Davi Pellegrin e com a Câmara de Vereadores. “Quero agradecer, de forma especial, a parceria, a seriedade e a decência do meu vice-prefeito, Davi Pellegrin. Da mesma maneira, estendo o agradecimento aos vereadores, em nome da presidente do Legislativo, Marijane Felippe. Gratidão também aos nossos secretários, diretores e a cada servidor público que se dedica todos os dias para fazer o melhor para a população”, agradeceu.
“A política se constrói com união de forças, sem personalismos ou vaidades. O sucesso da nossa gestão é resultado do diálogo, da confiança nas pessoas e da convicção de que ninguém faz nada sozinho. Agradeço a Deus pela oportunidade de ser prefeito de Morro da Fumaça e afirmo que, se 2025 foi bom, os próximos anos serão históricos para a nossa população”, concluiu o prefeito Eduardo Guollo.