Saúde

Durante o Novembro Azul, Unidades de Saúde de Morro da Fumaça atenderão em horário especial

Durante o Novembro Azul, Unidades de Saúde de Morro da Fumaça atenderão em horário especial
GUSTAVO MILIOLI / PMMF

Palestras alusivas aos cuidados da saúde do homem estão sendo agendadas em empresas da cidade.

Começou nesta terça-feira, 1º, mais um Novembro Azul. Durante o mês, ficam em evidência os cuidados relacionados à saúde dos homens, realçando a importância do combate precoce ao câncer de próstata. A Secretaria do Sistema de Saúde de Morro da Fumaça estará ministrando palestras alusivas ao tema em empresas da cidade, assim como fez ao longo do Outubro Rosa.

“O câncer de próstata é o segundo mais comum, atrás apenas do câncer de pele. Por isso, o autocuidado é tão importante. O melhor caminho para a conscientização é a informação. As nossas equipes estão de prontidão para fazerem os encaminhamentos necessários”, destaca a secretária Marijane Felippe.

A maioria dos casos de câncer de próstata cresce lentamente e não manifesta sintomas. Tumores em estágio mais avançado podem ocasionar dificuldades para urinar, sensação de não conseguir esvaziar a bexiga e hematúria – presença de sangue na urina.

“O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). Caso sejam constatados aumento de glândula ou PSA alterado, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença de um tumor e identificar se ele é maligno”, explica Francine da Soller, coordenadora adjunta da Secretaria do Sistema de Saúde.

Horários estendidos

Para ampliar os atendimentos, as Unidades de Saúde do município estarão trabalhando em horário especial, a exemplo do mês de outubro. Os postos ficarão abertos até as 20 horas para consultas médicas e odontológicas, além de orientações aos homens.

Confira o cronograma:

– 07/11 (segunda-feira): Centro e Linha Cabral;

– 08/11 (terça-feira): Cohab, Jussara, Graziela, Estação Cocal e Linha Torrens;

– 10/11 (quinta-feira): Cohab, Jussara, Naspolini, Estação Cocal, Linha Torrens e Mina Fluorita;

– 16/11 (quarta-feira): Estação Cocal e Linha Cabral;

– 17/11 (quinta-feira): Cohab, Jussara, Linha Torrens e Mina Fluorita;

– 21/11 (segunda-feira): Centro e Linha Cabral;

– 22/11 (terça-feira): Graziela, Linha Cabral e Naspolini.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo