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Duas décadas de bom atendimento no comércio fumacense

Duas décadas de bom atendimento no comércio fumacense
Gabriela Recco

A maneira de vender pode ter mudado significativamente nos últimos anos. A pandemia do Coronavírus foi uma grande oportunidade do comércio se reinventar e se adaptar a forma de atrair clientes. As redes sociais também vieram para inovar as vendas e o atendimento.

E aqui, entra a história de duas vendedoras de Morro da Fumaça. Elas trabalham a mais de duas décadas no comércio fumacense e atravessaram todas estas fases conquistando clientes, fidelizando parceiros e concretizando vendas.

Jucelia Gabriel de Oliveira trabalha como vendedora há 30 anos. Fernanda Dagostin há 22 anos. Elas têm histórias semelhantes. Passaram pelos mais diversos tipos de lojas, e acompanham a evolução das vendas, porém, numa coisa não mudam: o carinho na hora atender.

“Eu amo o que faço. Gosto de atender as pessoas, de lidar com o público, de conversar”, confessa Fernanda. “Não me vejo em outro tipo de trabalho. A gente acaba conhecendo tantas pessoas. Eu gosto disso, faço muitos amigos. É muito gratificante”, completa Jucélia.

Aos 14 anos de idade Fernanda iniciou o atendimento no Supermercado Pellegrin, passando pelas lojas Talismã Calçados, Bem Mais Calçados e atualmente está na loja de roupas femininas, By Lú. “O carisma tem que ter sempre. Mas cada cliente tem uma forma de atendimento, tem aquele que eu preciso ser mais tranquila e tem aquele que já gosta mais de um agito. Muitas vezes a gente acaba sendo um pouco psicóloga, confidente no provador. E eu busco sempre respeitar, compreender as pessoas que estão sendo atendidas por mim”, pontua Fernanda.

“As redes sociais são uma forma de venda e tive, sim, que me adaptar a elas. Hoje eu faço fotos e vídeos mostrando os looks, mesmo envergonhada, mas é uma nova adaptação e que dá resultado na venda”, coloca Fernanda que ainda revela a alegria em cada agradecimento pelo atendimento. “Isso me motiva a melhorar sempre mais. Me faz crescer. Quando vou para casa no fim do trabalho, fico sempre pensando o que vou inventar no outro dia para agradar uma cliente, nem que seja com uma frase motivadora”.

Em 1985, na loja Valdemar Móveis, Jucélia começava a jornada no comércio. “Tive meus dois filhos durante o tempo que trabalhava lá. Foi uma época muito boa”, relembra. A terceira gestação também aconteceu enquanto estava no comércio. Ela deixou sua marca do bom atendimento nas lojas Miss Jeans, Laranja Lima, e atualmente está Lucy Modas, com atendimento feminino e masculino. “Já faz 13 anos que estou aqui e pretendo me aposentar em breve”, conta Jucélia.

Jucélia afirma que as redes sociais mudaram muito o jeito de vender e precisou também se ajustar as tecnologias. “Tenho clientes que me chamam no WhatsApp perguntando sobre produtos, e estou ali, pronta para atender da melhor forma o meu cliente. Antigamente nem computador existia”, destaca.

“A forma de atender não muda, tem que ter carisma. Tem que saber agradar o cliente. Eu procuro sempre deixar o cliente a vontade para escolher. Claro que quando perguntam minha opinião, sou sincera, mas sempre com muito respeito na escolha da pessoa”, revela a vendedora.

E é nesse jeito peculiar de comprar no comércio de Morro da Fumaça, onde ainda o cliente tem suas vantagens de cidade pequena, que as duas vendedoras se destacam pelos seus atendimentos. Pois, além de preço, qualidade do produto, forma de pagamento, aliados ao um bom atendimento, ainda é um dos fatores decisivos na hora da compra.

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