Geral

Domingo de Ramos marca início da Semana Santa para os católicos

Domingo de Ramos marca início da Semana Santa para os católicos

Mais próximos de celebrar o grande mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, católicos se reúnem, neste fim de semana, para celebrar o Domingo de Ramos da Paixão do Senhor.  Em todas as igrejas a maioria das celebrações é marcada por esta procissão, onde também há a bênção dos ramos, precedida pela missa. Em Morro da Fumaça a celebração está marcada para às 9h e acontece na Matriz, no centro da cidade, e na comunidade de Vila Selinger.

Nesta ocasião, a Igreja paramenta-se de vermelho, cor do martírio e, no lugar de flores, usam-se também os ramos de oliveira. Seguindo a tradição, as cinzas da próxima Quaresma serão obtidas através da queima desses ramos, que também são incinerados a fim de afastar tempestades e em momentos de insegurança, conforme a tradição mantida por muitos católicos.

“Iniciamos a Semana Santa, semana em que celebramos o grande mistério da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. Domingo, na procissão de ramos, nós nos unimos ao povo que, na época, solenemente entrou em Jerusalém, colocando mantos, palmas no caminho onde Jesus ia passar e cantando ‘Hosana ao filho de Davi’”, comenta o Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach.

BIBIANA PIGNATEL / DIOCESE DE CRICIÚMA

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo