Geral

Disciplina de Interação Comunitária promove roda de conversa sobre saúde da população negra e racismo estrutural

Disciplina de Interação Comunitária promove roda de conversa sobre saúde da população negra e racismo estrutural
ASSESSORIA UNESC

Encontro virtual teve a participação do Núcleo de Estudos de Gênero e Raça da Unesc.

Saúde da população negra e racismo estrutural foram discutidos entre professores, acadêmicos e pesquisadores durante uma roda de conversa virtual, nesta quarta-feira (8/7). Promovido pela disciplina de Interação Comunitária dos cursos da área da saúde da Unesc, o encontro contou com a participação de integrantes do Núcleo de Estudos de Gênero e Raça (Negra), que dialogaram sobre as facetas da  história do racismo no Brasil, as teorias raciais que fundamentaram o projeto de nação, e como ainda hoje o racismo vem estruturando as relações raciais no Brasil, gerando uma desigualdade racial que precisa ser conhecida, compreendida e enfrentada também pela academia de forma interdisciplinar.

A roda de conversa, disponível no canal da disciplina no YouTube (https://youtu.be/l-tN-qYuPfI), teve o acolhimento da professora Tatiane Macarini e a mediação da coordenadora do curso de Serviço Social da Universidade, Priscila Schacht Cardozo e das coordenadoras do Negra, Fernanda da Silva Lima e Lucy Cristina Ostetto. As integrantes do Núcleo, alunas do Mestrado em Direito Carolina Rezende e Joicy Hundertmark; acadêmica de Psicologia Maria Eduarda Delfino das Chagas e aluna do curso de História, Tatiane Beretta foram as responsáveis pela explanação sobre o tema.

O encontro virtual abordou ainda a construção do Sistema Único de Saúde (SUS), da Política Integral de Saúde da População Negra e do racismo institucionalizado na saúde. “Como espaço de escuta e diálogo, este encontro propiciou a interação com os/as estudantes da disciplina, e de maneira dialética, coletiva e interdisciplinar, o Negra chega em novos lugares e provoca inquietudes ao refletir sobre a importância de políticas e ações antirracistas efetivas. Sejamos todas, todos e todes antirracista!”, afirma Priscila.

A disciplina de Integração Comunitária ocorre na primeira fase dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Nutrição, Medicina, Odontologia, Psicologia, Farmácia e Fisioterapia da Unesc.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo