Geral

Diocese define ações para a Campanha da Fraternidade neste sábado

Diocese define ações para a Campanha da Fraternidade neste sábado

A Diocese de Criciúma promove na manhã deste sábado, 09, das 08h às 12h, o segundo momento de Estudo Diocesano da Campanha da Fraternidade 2019, que neste ano tem como tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Isaías 1,27). O encontro sucede o primeiro estudo realizado em duas noites, em 11 e 13 de dezembro do ano passado, em Araranguá e Criciúma, onde padres, religiosas e lideranças paroquiais estudaram o “ver” e o “julgar” da CF. Agora, os participantes do estudo encaminharão a parte do “agir”.

“Vamos retomar, num primeiro momento, brevemente, aquilo que foi visto – o ver e o julgar – e, depois, vamos partir para o agir da CF, as pistas de ação que também o texto base da CF nos traz. Vamos ter um momento de trabalho em grupo, no qual os grupos deverão nos indicar, ao menos, duas estratégias: uma diocesana e uma para as paróquias, a respeito do tema da CF. Vamos elencar todas as estratégias que os grupos nos trarão e depois elas serão levadas para o Conselho Diocesano de Pastoral, onde iremos discutir e ver a maneira de colocar em prática para que isto chegue a todas as nossas comarcas e paróquias. Não queremos sair do estudo sem algo concreto. Também não queremos ser orgulhosos de achar que vamos fazer tudo. Queremos ter humildade e prudência para que aquilo que realmente nós elegermos como prioridade e assumirmos enquanto Diocese, seja feito. Que isso aconteça em âmbito diocesano e também paroquial. Que as nossas paróquias possam, realmente, sentir a presença do tema da CF deste ano de 2019”, garante o novo Coordenador Diocesano de Pastoral, padre Antônio da Silva Miguel Júnior.

O estudo será realizado na sede da Fundação Shalom da Família, em Linha Batista, Criciúma, conduzido pela mesma equipe que orientou a atividade anterior sobre a CF, composta por Marcos Tramontim, Juliano Carrer e Hélio Furlan.

Diocese irá verificar composição de representantes nos conselhos

“Uma das questões que nós já conversamos e este ano vamos olhar, com muito carinho, é o acompanhamento dos leigos e leigas que ocupam cadeiras nos conselhos municipais e estadual em nome da Igreja. Queremos saber quantas cadeiras nós temos, em quais municípios, em quais conselhos, quem está ocupando essas cadeiras, por quem foi indicado e, a partir daí, então, reunir toda essa gente, para que possa, também, receber acompanhamento no sentido de ter claro, também, aquilo que a Doutrina Social da Igreja nos fala. Ou seja, quais são os direcionamentos que a Igreja tem para alguns assuntos que são discutidos nesses conselhos, para que eles realmente tenham possibilidade de votar a partir daquilo que a Igreja pensa e quer, afinal de contas, eles lá estão representando a Igreja nessas cadeiras”, pontua padre Antônio Júnior.

Objetivos da CF 2019

Objetivo Geral
Estimular a participação em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade.

Objetivos Específicos:
·         Conhecer como são formuladas e aplicadas as políticas públicas estabelecidas pelo Estado brasileiro.
·         Exigir a ética na formulação e concretização das políticas públicas.
·         Despertar a consciência e incentivar a participação de todo cidadão na construção de políticas públicas em âmbito Nacional, Estadual e Municipal.
·         Propor políticas públicas que assegurem os direitos sociais aos mais frágeis e vulneráveis.
·         Trabalhar para que as políticas públicas eficazes de governo se consolidem como políticas de Estado.
·         Promover a formação política dos membros de nossa Igreja, especialmente dos jovens, em vista do exercício da cidadania.
·         Suscitar cristãos católicos comprometidos na política como testemunho concreto da fé.

Bibiana Pignatel – Assessoria de Imprensa

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo