Saúde

Dia do Sanitarista: profissionais imprescindíveis no combate à pandemia

Dia do Sanitarista: profissionais imprescindíveis no combate à pandemia
ASSESSORIA UNESC

Data celebra a especialidade que tem destaque na Unesc e se mostrou fundamental no trabalho de enfrentamento àCovid-19.

Intimamente ligado à saúde pública e à análise completa da situação de cenários, o profissional sanitarista teve papel de destaque em 2020. Diante da chegada da pandemia que mobilizou o mundo todo, os profissionais da área tiveram fundamental importância não só no enfrentamento, mas também nas pesquisas em torno da temática. Na Unesc, Instituição que forma sanitaristas por meio do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) e que conta com perfil comunitário, esse papel foi redobrado.

O dia 2 de janeiro, Dia do Sanitarista, é celebrado pela Universidade. A data merece atenção especial com foco não só na valorização da função, mas, conforme a coordenadora do PPGSCol, Cristiane Tomasi, como forma de conscientização sobre sua importância e informação correta do papel desenvolvido. “É necessário que a comunidade conheça o profissional sanitarista e sua função. Na Unesc a formação em Saúde Coletiva proporciona que pessoas com formação em diferentes áreas estejam aptasa atuar neste segmento. A relevância disso ficou clara em 2020, quando a atuaçãodestes no enfrentamento à pandemia foi intensa e primordial”, salientou.

Entre as ações citadas pela coordenadora está o engajamento em pesquisas científicas relacionadas à pandemia na região, como o estudo intitulado “Mental Covid – Impacto da Covid-19 sobre a Saúde Mental da População”. Neste trabalho, realizado pelo PPGSCol, o trabalho se voltou à coleta de dados da população adulta e idosa de Criciúma para avaliar os impactos da pandemia na saúde física e mental. Com os dados coletados, conforme Cristiane, os resultados de 2020 serão comparados aos dados de um levantamento de base populacional feito pelo PPGSCol em 2019 e concluído em dezembro, antes do início da pandemia no Brasil.

Esta pesquisa é desenvolvida em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e foi contemplada em um edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

Outra ação de destaque entre as inúmeras realizadas no enfrentamento à Covid é a pesquisa aplicada pela Unesc em Siderópolis com foco na avaliação da prevalência de Covid-19 na população adulta da cidade. Procurada pelo Município, a equipe da Unesc realizou 587 coletas de sangue. A pesquisa, liderada pelo PPGSCol e realizada em parceria com os cursos de Biomedicina e Enfermagem da Unesc e a Secretaria Municipal de Saúde de Siderópolis, foi colocada em prática por uma equipe multiprofissional em visitas domiciliares realizadas de 14 de setembro a 22 de outubro.

Os resultados colaboram, desde então, com a tomada de decisões do município perante o combate ao coronavírus. Essas e outras tantas práticas protagonizadas pela Unesc em toda a região ao longo de 2020, conforme a reitora, Luciane BisogninCeretta, fortalecem o papel comunitário da Instituição ao mesmo tempo que mostram na prática a importância da atuação completa do profissional sanitarista. “Ter em nosso time profissionais competentes para pesquisa e análise crítica do cenário no que diz respeito à da epidemiologia aplicada, a promoção da saúde, educação e gestão do trabalho fez com que o trabalho protagonizado pela Unesc tivesse ainda mais assertividade e relevância diante do que foi vivido em 2020”, destaca.

A atuação, conforme a reitora que também atua nas pesquisas científicas, tem papel não só imediato, mas de extrema relevância a médio e longo prazo. “Isso porque as pesquisas desenvolvidas a partir das equipes capacitadas para tal irão ajudar na mensuração dos mais diferentes aspectos relacionados à pandemia e que poderão contribuir com pesquisas em nível internacional acerca desse assunto”, completa Luciane.

Outras abordagens dos profissionais

O mestrado profissional em Saúde Coletiva na Unesc existe há seis anos e ao longo desse período vem contribuindo de diferentes maneiras coma comunidade. “São mais de 70 profissionais formados que atuam na gestão dos serviços de saúde e na assistência direta ao usuário do serviço de saúde coletiva. Temos a certeza de que aqueles que por aqui passaram hoje contam com olhar diferenciados ao serviço e ao paciente, assim como à implementação de novas estratégias de gestão, organização e reorganização de serviços de saúde. A contribuição disso no cenário regional é imensurável”, aponta Cristiane.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo