Educação

Dia do Professor: profissão do conectar e do inspirar

Dia do Professor: profissão do conectar e do inspirar
ASSESSORIA UNESC

Data celebra o papel dos profissionais capazes de encorajar, compartilhar conhecimentos e transformar vidas.

O mundo não é o mesmo. Os alunos não são os mesmos. A educação não é a mesma. Enquanto tudo no mundo muda, o que permanece invariável é a necessidade de conhecimento. Fontes para isso não faltam, mas, diante da infinidade de direções, qual seria o papel daquele que até então direcionava?

O professor, aquele que já foi sinônimo de rigidez e o detentor de todo o conhecimento, agora é um mediador do aprendizado, uma figura de apoio, encorajamento, estímulo e orientação em meio às infinitas possibilidades que o mundo apresenta. Com uma postura mais acessível e humanizada, os educadores contemporâneos também aprendem e se reinventam no processo de ensino-aprendizagem.

A Unesc, instituição que reúne quase 800 docentes, em diferentes níveis, é celeiro de conhecimento, mas, principalmente, agente de multiplicação de teorias, práticas e cidadania. Na luta por esses objetivos, conforme a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, a Instituição aposta em diferentes frentes, todas focadas na excelência do trabalho realizado.

“Como Universidade, um de nossos principais objetivos é estarmos sempre no topo no que diz respeito à qualidade do Ensino Superior. Essa é a nossa lição de casa, seguida à risca. Afora isso, enquanto perfil Comunitário, buscamos multiplicar o conhecimento, algo que nos é tão sagrado e cada vez mais valioso. Nós sabemos, porque vivemos isso na pele todos os dias, a importância do saber e fazemos questão de levá-lo adiante por todos os cantos possíveis, seja por meio do ensino, da pesquisa, da extensão ou da inovação”, destaca.

Em um mundo de intensas reflexões sobre tudo, inclusive acerca da educação, conforme Luciane, o papel do professor é ainda mais determinante. “O professor está absolutamente presente nesse processo. É ele quem poderá articular todas as mudanças necessárias para aproximar a formação acadêmica dos diferentes cenários. Desde a educação básica até a apresentação ao longo da vida, continuamente”, acrescenta a reitora, doutora em Ciências da Saúde e atualmente acadêmica do curso de Direito.

Apoio fundamental na formação de professores

Com 54 anos de trabalho solidificado e novos horizontes estabelecidos além da graduação, com Colégio Unesc; Unesc Tec; Unesc Virtual e a gama na área da pós-graduação Lato e Strictu Senso, a Universidade recebe um público diversificado e que traz na bagagem os mais diferentes sonhos e diversas realidades. Uma comunidade, de mais de 15 mil pessoas, que se multiplica em incontáveis vidas impactadas.

Esse cenário, conforme a reitora, representa extrema responsabilidade para a Instituição, que responde a toda a confiança oferecendo suporte não só para a formação de novos professores, mas na qualificação continuada daqueles que já estão na sala de aula, desde a pré-escola até a Universidade. “Além do tradicional incentivo à formação de novos professores no qual a Unesc investe recursos próprios para a concessão de bolsas nos cursos de Licenciatura, estamos em contato constante com os educadores que estão lá nos municípios, na sala de aula, iniciando a jornada de aprendizado das crianças, que logo serão acadêmicos também”, comenta.

O resultado das atividades de Formação Continuada oferecidas em parceria com municípios desde o Litoral Norte do Rio Grande do Sul e todo o Sul de Santa Catarina, para a reitora, é o fortalecimento da rede para melhora nos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “A Universidade tem feito um trabalho muito importante para o desenvolvimento desses professores que atuam na Educação Básica. Colocamos as nossas metodologias e professores à disposição e os feedbacks têm mostrado que este solo é fértil e já dá frutos”, pontua.

Em Balneário Arroio do Silva, a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Dayane Leonardeli, não tem dúvidas: encontrou na Unesc uma grande parceira para fortalecer a qualificação do corpo docente. Conforme Dayane, a participação em atividades de formação tem sido um divisor de águas para o município. “Não tenho dúvidas de que os alunos sentiram e sentirão essa melhora. Selecionamos alguns temas principais e recebemos as formações, divididas em grupos focados em educação especial e educação infantil, por exemplo”, recorda.

Com a oportunidade, de acordo com a secretária, já surgiram novas ideias para ações a serem colocadas em prática. “O resultado foi tão positivo que estendemos também para formação de lideranças do município para que multipliquem os ensinamentos em seus espaços. Esse contato é transformador”, garante.

Comunidades de Aprendizagem Docente como diferenciais

Após implementar um método ainda mais interativo, inovador e desafiador de ensino, a Graduação Multi, a Unesc oportuniza que seu corpo docente reúna novas referências e produza amplo diálogo sobre o novo papel do professor em sala de aula. Para isso, em 2022, criou as Comunidades de Aprendizagem Docente. “Tratam-se de espaços de compartilhamento de conhecimento entre os próprios professores e de construção de novos saberes. Isso tudo a fim de que estes possam mediar a construção do conhecimento dos estudantes, que hoje são protagonistas de suas trilhas formativas”, explica Luciane.

Desafiados a criar conexões e oportunizar experiências diferenciadas a cada aula, conforme a reitora, os professores assumem o compromisso de inovar, mudar rotas, aprender e reaprender. “Temos muito a agradecer pela dedicação, pelo compromisso e pelo respeito com os processos de ensinar e aprender de cada um, protagonizando todos os dias, junto dos estudantes, o desenvolvimento da região. A vocês, o reconhecimento e a admiração da nossa Universidade”, reporta a reitora aos professores da Instituição.

Celebração em “família”

Nesta sexta-feira (14/10), os professores da Unesc foram recepcionados para um café especial, momento no qual receberam as homenagens pela passagem da data de comemoração. Na oportunidade, a pró-reitora de Ensino, Graziela Amboni, agradeceu o empenho e a dedicação dos colegas, peças primordiais para o sucesso da Universidade. “Somos imensamente gratos a cada um dos 747 professores da nossa Instituição. Vocês, profissionais engajados e comprometidos, são a força da nossa Universidade e merecem que a data seja muito celebrada”, destacou.

Para o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Vittor Teixeira, representar os estudantes na fala de agradecimento aos professores é uma grande responsabilidade, pois são estes que incentivam e servem de exemplo para os profissionais em formação da Universidade. “A gente encontra em vocês o acolhimento, a motivação e a inspiração. Se formos, no futuro, 1% do que vocês são, já estaremos felizes”, pontuou.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo