Geral

Dia da Pizza: celíacos também podem celebrar a data com muito sabor

Dia da Pizza: celíacos também podem celebrar a data com muito sabor
Catarina Bortolotto / Assessoria de Imprensa

Opções de farinha de arroz garantem uma alimentação inclusiva para intolerantes ao glúten em datas como a celebrada neste domingo, 10.

Criada séculos atrás, a pizza é um alimento conhecido ao redor de todo o mundo. Mesmo que geralmente seja ligada à gastronomia italiana, o sabor conquista pessoas dos mais diversos países. O Brasil celebra o “Dia Nacional da Pizza” anualmente em 10 de julho – este domingo – e, atualmente, até mesmo pessoas com alguma restrição alimentar, como no caso dos celíacos, podem celebrar a data com muito sabor, de forma inclusiva, rápida e fácil.

Com uma vasta opção de ingredientes que combinam entre si, a escolha do sabor fica a cargo de cada indivíduo. Já no caso da massa – que é a base da receita –, intolerantes ao glúten ou aqueles que seguem alguma dieta restritiva podem optar por farinhas de arroz, além da seleção de ingredientes mais naturais e menos calóricos. Nesse cenário, a RisoVita – marca de saudabilidade da Fumacense Alimentos – conta com opções hipoalergênicas e veganas para quem deseja fazer a receita em casa.

“Além da vantagem de todos poderem consumir, outro ponto positivo é que a pizza com massa feita à base de arroz é muito fácil de fazer e requer menos tempo de preparo quando comparada à opção tradicional. Além disso, ao fazer em casa é possível escolher a qualidade e a quantidade de cada componente, trazendo mais equilíbrio ao prato”, destaca a nutricionista Larissa Zanette (CRN 10 9630).

Para facilitar no dia a dia, a RisoVita possui um Mix de Farinhas específico para pães, massas e pizzas. Dessa forma, basta substituir na mesma quantidade, sem a adição de outros elementos. “Para quem tem medo, pode ficar tranquilo que é fácil de adaptar e o arroz não deixa residual na boca, sem contar que a textura e a crocância ficam iguais”, afirma Larissa.

Receita

Pensando no Dia da Pizza, celebrado neste domingo, 10, a RisoVita disponibiliza uma receita extremamente fácil e saborosa, para quem desejar entrar na cozinha e preparar uma versão inclusiva da Pizza Marguerita.

O tempo de preparo é de aproximadamente 40 minutos e o processo rende uma pizza de oito fatias.

Ingredientes da massa:

·        1 sachê de fermento biológico seco;

·        1 xícara (chá) de água morna;

·        1 colher (sopa) de açúcar demerara;

·        2 xícaras (chá) de Mix de Farinhas RisoVita;

·        1⁄4 xícara (chá) de azeite.

Ingredientes do recheio:

·        2 colheres (sopa) de molho de tomate;

·        Queijo a gosto;

·        1 tomate cortado em rodelas;

·        Manjericão a gosto.

Modo de preparo:

Em um recipiente pequeno, misture o fermento biológico com a água morna e o açúcar. Reserve por cerca de 15 minutos para dobrar de volume. Em uma tigela maior, misture o fermento com o Mix de Farinhas RisoVita e o azeite. Mexa com as pontas dos dedos até obter uma massa lisa e homogênea. Reserve a massa coberta com um pano de prato por cerca de 30 minutos.

Em seguida, abra a massa e coloque em uma assadeira levemente untada com azeite. Leve para assar no forno preaquecido a 180 °C por cerca de 10 minutos. Retire e coloque o recheio.

Distribua uma camada do molho de tomate e, por cima, o queijo e o tomate. Leve novamente ao forno e asse por mais 10 minutos. Retire, distribua o manjericão e sirva.

Sobre a RisoVita

Fruto da inovação e diversificação, a RisoVita surgiu no ano de 2014 por conta da grande visão de futuro e vasta experiência no beneficiamento e produção de arroz da empresa Fumacense Alimentos. Aliada à tecnologia europeia de ponta e equipamentos modernos, a marca tornou-se pioneira na América Latina com o início da produção de bebidas vegetais à base de arroz.

Com produtos nacionais e de excelente qualidade, os alimentos são produzidos a partir dos grãos deste cereal. Devido à crescente procura por alimentação saudável, a RisoVita aumentou seu mix de produtos e hoje encontram-se disponíveis as bebidas vegetais líquidas e em pó, farinhas de arroz e misturas para pães e bolos.

Em 2021, com o intuito de oferecer um produto ainda mais saudável para seus consumidores, a RisoVita lançou a sua primeira linha orgânica. Os primeiros produtos disponibilizados nas prateleiras dos supermercados foram a farinha de arroz e a bebida vegetal à base de arroz nos sabores original e de coco. Os novos alimentos não possuem nenhum aditivo químico, encaixando-os perfeitamente na categoria Clean Label e Plant-Based.

Juntamente com o Criciúma Shopping, a Mark At Place e a JS Empreendimentos, a Fumacense Alimentos – com as marcas Kiarroz e RisoVita – faz parte do Grupo EZOS, um grupo econômico lançado em 2020 com um sistema de gestão inovador, por conta da criação do primeiro Centro de Serviços Compartilhados do Sul catarinense.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo