Geral

No Dia da Imprensa, Unesc lança Prêmio de Jornalismo

No Dia da Imprensa, Unesc lança Prêmio de Jornalismo
ASSESSORIA UNESC

Iniciativa da Agência de Comunicação da Universidade (Agecom) e Escola de Comunicação Criativa (EcoCria) visa a valorização da formação e da atuação profissional de jornalistas.

Valorizar, reconhecer e incentivar a atuação profissional dos jornalistas e dos futuros jornalistas da região e do estado. Esse é o objetivo do Prêmio Unesc de Jornalismo, lançado na manhã desta quarta-feira (01/06), data em que se comemora o Dia da Imprensa. Autoridades locais, profissionais da área de comunicação e marketing, além de alunos da Escola de Comunicação Criativa (EcoCria) da Universidade, das regiões de Criciúma e Araranguá, estiveram presentes no Auditório Ruy Hülse. A iniciativa faz parte das comemorações de aniversário da Instituição, que completa 54 anos no dia 22 de junho.

As inscrições já estão abertas para a premiação que conta com oito categorias divididas em: Impresso, Web, Fotografia, TV, Rádio, Podcast e Web TV e Acadêmica, exclusiva para alunos da EcoCria. De acordo com o regulamento, apresentado pela coordenadora de redação Mayara Cardoso e pelo jornalista Marciano Bortolin, da Agência de Comunicação da Unesc (Agecom), podem ser inscritas reportagens publicadas por profissionais de comunicação em veículos de imprensa no período de 1º de janeiro de 2022 a 26 de agosto de 2022.

“A prática jornalística é um pilar da democracia. Ciente do importante papel social da imprensa, a Unesc lança o Prêmio de Jornalismo para valorizar e defender a formação e a atuação profissional em nossa região e estado. É, também, por meio da imprensa que dialogamos, diariamente, com a sociedade e damos visibilidade a milhares de ações aqui desenvolvidas”, elogia a reitora Luciane Ceretta.

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade destacou ainda que a data marca a consagração da valorização de um eixo importante apontado pela comunidade acadêmica em encontros nos quais foram pautadas as estratégias para a gestão universitária, ainda em 2017. “Naquele ano, fizemos uma ampla escuta para entender como a Universidade poderia se posicionar diante de uma região na qual está inserida há mais de meio século. Naquela oportunidade, nossa equipe de gestão, liderada pela reitora Luciane Bisognin Ceretta, fez uma escuta qualificada e ali conseguimos entender qual era o lugar da Universidade na comunidade e a comunicação se tornou um eixo importante e estratégico da nossa gestão”, comentou a pró-reitora.

Valorização da formação de excelência

O gerente de marketing da Universidade e coordenador da EcoCria, Marcos Dalmoro, salientou a importância da formação profissional de excelência. “O prêmio será uma importante vitrine para nossos alunos, que poderão experienciar a prática jornalística ainda dentro da academia. Com certeza um grande diferencial para a formação dos profissionais do futuro”, afirmou.

Já a gerente de comunicação Caroline Bortot falou da felicidade em fazer o lançamento no Dia da Imprensa. “A premiação é uma novidade que vem ao encontro da valorização, do reconhecimento, de uma classe que tanto faz pela nossa Universidade. Há 54 anos, a Unesc vem escrevendo essa linda história comunitária com apoio da imprensa, por meio da divulgação das nossas ações. Nada mais justo do que esse prêmio, esse reconhecimento e esse ato de agradecimento também à nossa qualificada e competente imprensa regional”, destacou.

A vice-presidente de Relações Governo e Mercado da Associação Catarinense de Rádio e Televisão (Acaert), Carolina Guidi, prestigiou o evento e destacou o Prêmio lançado como importante forma de desafiar os profissionais a colocarem seus conhecimentos em prática para que o mercado seja cada vez mais competitivo e reconhecido.  “A Unesc está sempre buscando esse tipo de inovação, de reconhecimento aos profissionais e isso só tende a ser positivo para o mercado, para o ouvinte, para o telespectador, para o leitor e para o cliente porque aumenta a qualidade do material entregue”, destacou.

Transformação

Ainda durante o evento, os profissionais puderam trocar ideias e conhecer um pouco mais sobre o universo que é a Unesc. Representando o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina na região Sul, Gilvan de França, enfatizou a transformação que a Unesc produz. “Primeiro serve para instigar o jornalista a pesquisar e buscar a história, o assunto e fatos, e depois por ser a Unesc, uma Universidade que realmente transforma as pessoas e melhora a vida da comunidade regional”, pontua.

Para finalizar, o acadêmico de Jornalismo da Ecocria, Lucas Gonçalves, falou em nome dos colegas, destacando a mudança que a Universidade faz na vida das pessoas. “É impossível entrar na Universidade sem sair outra pessoa completamente melhor. Aqui é o universo no qual temos experiência e conhecemos a vivência de verdade e nos tornamos seres humanos melhores. A Unesc forma para muito além da academia, muito além dos bancos e também nos transforma enquanto seres humanos. É muito especial estarmos aqui, numa Universidade que valoriza o profissional de jornalismo. Estamos em constante aprendizado e no compromisso com a verdade”, disse.

Inscrições e regulamento

O regulamento do Prêmio Unesc de Jornalismo pode ser acessado por meio do link: http://noticias.unesc.net/premio-unesc-de-jornalismo/. Dúvidas podem ser sanadas por meio do e-mail: premiodejornalismo@unesc.net.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo